Muitos pacientes veem a relação com o seu profissional através de uma lente estreita. Marcam uma consulta quando precisam de uma receita nova ou quando sentem desconforto, mas não recorrem ao seu profissional da visão para muito mais.
Os pacientes poderão não reconhecer as vantagens de estarem mais envolvidos na sua saúde ocular ou até de saberem como se envolverem mais.
Tal representa uma enorme oportunidade para os profissionais da visão. Cada capítulo da vida suscita novas questões e preocupações relacionadas com a visão para os pacientes — e novas oportunidades de ajuda para os profissionais da visão. Quanto maior for a eficácia com que os profissionais da visão consigam orientar os pacientes por metas, maior será o seu valor para os pacientes e mais fidelidade inspirarão. Captar essa fidelidade para benefício tanto do paciente como do seu negócio passa por dispor de um plano de comunicação eficaz associado ao ciclo de vida.
Conhecer as metas
O melhor plano de comunicação começa com um entendimento claro das diversas fases e metas do ciclo de vida do paciente. Por exemplo, os pacientes que são estudantes ou os que passam muitas horas em frente de um ecrã a trabalhar podem sentir sintomas de fadiga ocular digital. Os pacientes com mais de 40 anos poderão estar perante uma presbiopia iminente. Os pacientes com mais de 60 anos correm um maior risco de ter cataratas.
Associe as fases do ciclo de vida às recomendações, serviços, procedimentos e produtos apropriados, tais como lentes de contacto que combatem os sintomas de fadiga ocular digital. Otimize esta lista para realçar as especialidades, serviços e pontos fortes da sua clínica. Tal irá servir-lhe de esquema para quando for altura de envolver os seus pacientes em temas novos e para saber quais são os seus objetivos estratégicos quando o fizer. A partir daqui, pode desenvolver pontos de discussão e determinar os tipos de materiais de marketing que deve ter prontos para cada fase.
Personalizar e otimizar
As formas mais eficazes de executar a longo prazo o plano de comunicação do paciente variam em função dos objetivos, das preferências do paciente e dos recursos de cada estabelecimento. É viável comunicar com os seus pacientes numa base mensal ou será que o contacto trimestral é o máximo que os seus colaboradores e o seu orçamento conseguem suportar? Tem pacientes que só querem ouvi-lo quando chega a altura da consulta? Que tipos de comunicação tendem a criar mais consultas para si? Tem pacientes que usam apenas óculos e que pediram informações sobre lentes de contacto mas que foram desencorajados de as experimentar?
Utilizando um sistema de gestão do relacionamento com o paciente, como o WebSystem3, pode acompanhar os pacientes de forma mais eficaz e personalizando o conteúdo e a frequência das comunicações para otimizar a remuneração do investimento. Independentemente do local onde cada paciente se encontre no respetivo percurso, você pode posicionar-se como a sua referência de soluções para satisfazer as suas necessidades óticas.