3 regras para construir uma presença eficaz on-line

A maneira como os consumidores procuram soluções de cuidados de saúde mudou drasticamente ao longo da última década. A internet é atualmente o principal recurso para questões relacionadas com a saúde1, com um terço de todos os consumidores norte-americanos a referirem que recorrem às redes sociais e confiam nelas para obterem informações sobre cuidados de saúde, sintomas e médicos.2

Os profissionais que procuram fazer crescer o seu negócio podem ficar a ganhar com a tendência digital do setor aumentando a sua visibilidade e acessibilidade on-line. Uma presença digital robusta pode traduzir-se numa base de pacientes maior e em relacionamentos mais duradouros com os pacientes já existentes. Ao estabelecer uma presença on-line, concentre-se em 3 pontos fundamentais: 

1. Criar um site informativo e fácil de utilizar

Um site de qualidade para o seu negócio é a base de uma presença on-line bem sucedida. Quanto mais útil e interessante os consumidores considerarem o seu site, mais elevada será a sua classificação em termos de resultados de pesquisa. Pense no valor do seu site tanto em termos dos conteúdos que aí publica como na conveniência que proporciona. Uma interface fácil de utilizar e compatível com dispositivos móveis, com canais claros para os visitantes o contactarem e marcarem consultas, ajuda a converter diretamente essas classificações de pesquisas mais elevadas em novos pacientes. Também pode aprofundar os relacionamentos com os pacientes já existentes. De acordo com um estudo de 2012, os pacientes que interagem com o seu médico on-line têm em média mais consultas no consultório.3

2. Criar seguidores nas redes sociais através de participação ativa

As redes sociais podem ser uma maneira altamente eficaz de aumentar a sua visibilidade e chegar a futuros novos pacientes. Mas as vantagens de utilizar as redes sociais são para aqueles que interagem não só com as plataformas mas também com outros participantes: É essencial ter uma conversa nos dois sentidos on-line. É certo que deve publicar artigos úteis e dar opiniões especializadas no Twitter, Facebook e LinkedIn — mas também deve pedir e responder a comentários sobre os seus "posts". Não se trata apenas de visibilidade — trata-se de acessibilidade.

O envolvimento ativo pode ajudar a posicioná-lo como um recurso valioso na sua área e um porta-voz de colegas e pacientes. Em todas as plataformas de redes sociais, mantenha as suas informações de contacto atualizadas, faça consistentemente a ligação ao seu site e incentive o diálogo. Tal irá sem dúvida contribuir não só para classificações mais elevadas nos resultados de pesquisa, mas também para aumentar o atrativo e a credibilidade para os potenciais pacientes. 

3. Convidar e gerir opiniões on-line

Os fóruns de opinião on-line tornaram-se uma das ferramentas mais valiosas e utilizadas com mais frequência para os consumidores que procuram serviços e produtos. As classificações nesses sites podem ter um impacto significativo no negócio de um profissional.

  • 80% dos consumidores consultam primeiro a internet ao avaliarem um prestador de serviços médicos2
  • 76% dos consumidores confiam nas opiniões que se encontram on-line ao procurarem um médico3
  • 61% utilizam as opiniões on-line antes de escolherem um médico4
  • 20% utilizam as opiniões on-line para avaliarem o seu médico atual5

O ZocDoc, um serviço on-line para procurar prestadores de cuidados médicos, concluiu que cada melhoramento de meia estrela no perfil de um prestador resultava, em média, num salto de 37% nas consultas.1 Canalize o poder das plataformas de opinião incentivando os pacientes satisfeitos a publicarem comentários às opiniões e depois destaque os elogios deles no seu site e nas redes sociais.

 

 

1 ZocDoc. Marketing for Healthcare Providers. Publicado em fevereiro de 2013. Acedido em 9 de agosto de 2016.

2 Fox S, Rainie L. The Search for Online Medical Help. Pew Research Center. http://www.pewinternet.org/2002/05/22/main-report-the-search-for-online-medical-help/. Publicado em maio de 2002. Acedido em 9 de agosto de 2016.

3 Anderson M. 2013 Study: 79% Of Consumers Trust Online Reviews As Much As Personal Recommendations. Search Engine Land.http://searchengineland.com/2013-study-79-of-consumers-trust-online-reviews-as-much-as-personal-recommendations-164565. Publicado em junho de 2013. Acedido em 9 de agosto de 2016.

4Reputation Management: How Physicians Can Take Control Of Their Online Reviews. Capson. http://www.capson.com/blog/medical-melpractice-blog/reputation-management-how-physicians-can-take-control-of-their-online-. Publicado em abril de 2015. Acedido em 9 de agosto de 2016.

5 Pennic F. Survey: Yelp Most Popular Site for Online Physician Reviews. http://hitconsultant.net/2014/11/18/yelp-dominates-online-physician-reviews/. Publicado em novembro de 2014. Acedido em 9 de agosto de 2016.