Medir o sucesso: a importância dos indicadores chave de desempenho (KPIs)

Os indicadores chave de desempenho (KPIs) são medidas específicas e quantificáveis de desempenho numa empresa. Podem apresentar uma perceção crítica da empresa e esclarecer oportunidades para um maior sucesso.

Sem KPIs, muitas empresas pequenas caem na armadilha de tratar os sintomas dos problemas em vez de compreenderem as suas causas profundas. O mesmo se aplica quando se trata de avaliar o sucesso; respondem de uma forma ad-hoc, tentando reproduzir os resultados positivos e evitar repetir os negativos, sem uma imagem clara dos fatores principais que produziram esses resultados.

KPIs

Ao estabelecer e monitorizar KPIs, pode compreender os obstáculos que não lhe permitem satisfazer os seus objetivos de negócio e aperceber-se de potenciais melhorias para o seu negócio. Utilizar KPIs ajuda-o a ficar com uma imagem clara das variáveis que têm impacto no seu sucesso. Os KPIs específicos são tipicamente determinados pelas principais partes interessadas de uma organização e, quando aplicados de uma forma eficaz, servem como uma bússola para orientar a estratégia para cumprir os objetivos. Uma das métricas mais reveladoras para os profissionais da visão é a receita por exame.

Receita por exame

Comparar a receita por exame com um valor de referência a nível nacional, como, por exemplo, o valor médio atual de 306 dólares por exame completo,1 pode ajudá-lo a determinar se tem de analisar de forma mais aprofundada as variáveis e processos que a sustentam, incluindo o tipo de lentes de óculos, armações e lentes de contacto utilizadas, o preço do exame e o desempenho de vendas do pessoal.

Receita por hora de trabalho do pessoal

Outro KPI importante é a receita bruta por hora de trabalho do pessoal, calculada dividindo a sua receita bruta relativa a um período de tempo especificado pelo número total de horas de trabalho do pessoal sem ser de laboratório nesse mesmo período. O resultado pode não só demonstrar quais são os colaboradores com o melhor desempenho e a eficiência dos colaboradores com os pacientes, mas também ajudar a identificar o número ideal de colaboradores. 

Consistência e aplicação

Para libertar a força dos KPIs, use-os de forma consistente e tenha o cuidado de comunicar os resultados aos colaboradores, explicando também como é que esses resultados se associam novamente aos objetivos e estratégias. A medição esporádica da temperatura pouco fará para melhorar a sua compreensão (ou a dos seus colaboradores) do estado da sua empresa. De forma semelhante, a não incorporação de KPIs em itens acionáveis tornará essas ações fúteis. No entanto, quando aplicados de forma consistente e integrados numa estratégia, os KPIs podem ser ferramentas bem informadas que estabelecem as expetativas para o desempenho, cultivam a transparência e garantem que você e a sua equipa trabalham em conjunto para os objetivos partilhados.

 

1 Management & Business Academy for Eye Care Professionals. Key metrics: assessing optometric practice performance. Practice Advancement Associates, sponsored by Essilor. 2015. Disponível em: http://ecpu.com/media/wysiwyg/docs/paa_keymetrics_0415.pdf. Acedido em 5 de julho de 2016.