PLÁSTICO MELHORADO*1,2

Redução do carbono na origem com plástico certificado ISCC PLUS†‡2,3 

Parece impossível imaginar a vida do dia a dia sem plástico e por um bom motivo: é um material durável, versátil e leve. Mas a mesma durabilidade que levou o plástico a uma popularidade generalizada representa dois desafios consideráveis que afetam o meio ambiente: como é feito e como é eliminado.      

 Através do nosso empenho na compensação e recuperação do plástico, já começámos a trabalhar para solucionar um dos maiores desafios: a eliminação.§ Estamos a tomar medidas para abordar a forma como o plástico é feito, ao concentrarmo-nos nos nossos fornecedores de plástico e na forma como o plástico que compramos é produzido.       

 Como tal, estamos a aderir à iniciativa Plástico Melhorado, ao passarmos a comprar plástico com certificação ISCC PLUS.*‡1,2,4

DEFENDER PADRÕES MAIS ELEVADOS PARA O PLÁSTICO 

 A certificação ISCC PLUS identifica a produção de plástico que é verificável, controlável e sustentável.5,6 Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o sistema ISCC promove a redução das emissões de gases com efeito de estufa para o máximo benefício das pessoas e do planeta.7,8

A redução das emissões de gases com efeito de estufa provenientes da produção de plástico não é uma tarefa fácil. Cada passo é importante, desde a utilização de matérias-primas verificadas e controláveis de origem sustentável, como os óleos de base biológica, até às técnicas de produção mais eficientes que minimizam os desperdícios nas instalações de produção.6,9 Ao começar a comprar plástico com certificação ISCC PLUS, orgulhamo-nos de apoiar um sistema de certificação internacional que é reconhecido pelo menor impacto de carbono na produção de plástico. †‡2-4

 A certificação ISCC PLUS também defende os direitos dos trabalhadores e promove a agricultura sustentável e as práticas de uso da terra.9 E faz tudo isto de uma forma totalmente transparente, assegurando que o plástico certificado ISCC PLUS cumpre estes princípios em cada etapa do processo.9,10

Ao começar a comprar plástico com certificação ISCC PLUS, a CooperVision compromete-se a atingir um padrão mais rigoroso na forma como os plásticos são produzidos.‡4

 Então, porque é que deve preocupar-se com a iniciativa Plástico Melhorado?*1,2

 Porque a forma como é feito importa.      
 Porque todos temos de dar o primeiro passo.      
Porque, juntamente com os nossos clientes e utilizadores, estamos a trabalhar para um futuro mais brilhante para as pessoas e para o planeta.

 Um futuro mais risonho começa com todos nós, hoje.      
 

* De acordo com artigos revistos pela comunidade científica, o polipropileno (PP) feito com materiais de origem renovável produz uma pegada de carbono mais baixa. O fornecedor de plásticos da CooperVision constatou que o fabrico de PP com recurso a matérias-primas fósseis produz 1,63 kg de CO2e/kg de PP, enquanto o fabrico com recurso a materais com certificação ISCC produz -0,82 kg de CO2e/kg de PP.      
 † De acordo com artigos revistos pela comunidade científica, o polipropileno (PP) feito com materiais de origem renovável produz uma pegada de carbono mais baixa. Um dos fornecedores de plásticos da CooperVision constatou através de uma avaliação do ciclo de vida que o fabrico de PP com recurso a matérias-primas fósseis produz 1,63 kg de CO2e/kg de PP, enquanto o fabrico de PP com recurso a matérias-primas com certificação ISCC produz -0,82 kg de CO2e/kg de PP.      
 ‡ ISCC PLUS: International Sustainability and Carbon Certification PLUS (Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono PLUS.)
 § Através da com a Plastic Bank.      
 

 Referências:      :
1. Dados CVI em arquivo, 2023. Avaliação do ciclo de vida do bio-insumo renovável do nosso fornecedor.            
2.  Narayan, R. (2011). Pegada de carbono dos bioplásticos utilizando a análise do teor de biocarbonatos e a avaliação do ciclo de vida. MRS Bulletin, 36(09), 716-721. https://doi.org/10.1557/mrs.2011.210.      
3.  Dados CVI em arquivo, 2023. Avaliação do ciclo de vida dos bio-insumos renováveis, realizada por um dos fornecedores de polímeros plásticos da CooperVision.      
4.  Dados CVI em arquivo, 2024.      
5.  ISCC. https://www.iscc-system.org/certification/iscc-certification-schemes/iscc-plus/. Acedido a 25 de janeiro de 2024.      
6.  Documento do Sistema ISCC PLUS (v3.3).       
7.  IPCC, 2022: Alterações Climáticas 2022: Mitigação das Alterações Climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho III para o Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas [P.R. Shukla, J. Skea, R. Slade, A. Al Khourdajie, R. van Diemen, D. McCollum, M. Pathak, S. Some, P. Vyas, R. Fradera, M. Belkacemi, A. Hasija, G. Lisboa, S. Luz, J. Malley, (eds.)]. Cambridge University Press, Cambridge, UK and New York, NY, USA. doi: 10.1017/9781009157926.      
8.  ISCC. https://www.iscc-system.org/. Acedido a 25 de janeiro de 2024.      
9.  ISCC. Requisitos de Sustentabilidade. Versão 3.1.      
10.  ISCC. https://www.iscc-system.org/certification/iscc-documents/iscc-audit-procedures/. Acedido a 25 de janeiro de 2024.