CRIAÇÃO DE UMA ONDA DE MUDANÇA

 Na CooperVision, o percurso de sustentabilidade é genuinamente dinamizado pelos colaboradores. Conheça Carol Herring, Diretora do Programa Global de Embalagens, que trabalha no escritório em Victor, Nova Iorque. A história de Carol é um testemunho de como uma pessoa pode ter um impacto decisivo no trabalho que fazemos, uma vez que nos esforçamos por eliminar o desperdício e embalagens desnecessárias para reduzir o nosso impacto ambiental sempre que possível.1

DETETAR O PLÁSTICO TODO

 Carol é uma das principais mentoras da iniciativa de neutralidade do plástico. Com o objetivo de compensar uma parte da pegada de plástico da CooperVision, tivemos de começar por compreender a quantidade de plástico que distribuímos.1 E foi aí que entrou Carol, especialista em materiais e embalagens. Com uma licenciatura em Ciências da Embalagem, não havia ninguém mais indicado para o trabalho.       

 Segundo Carol, ela tinha uma tarefa relacionada com os nossos produtos acabados e embalagens: “encontrar todo o plástico”. Tendo em conta a nossa gama de produtos e as opções de tamanho das embalagens, esta tarefa seria complicada. Assim, “começámos de forma modesta”, diz Carol. Partindo de um único produto, clariti® 1 day, começou a identificar todos os locais onde “o plástico se esconde”, incluindo todos os formatos de embalagem, e mediu o seu peso.   

 “As embalagens têm muitos componentes. É um blister, uma folha de alumínio e uma caixa de cartão. Com diferentes formatos de embalagem, como pacotes de 30 e 90”, explica Carol. “Eu pegava, por exemplo, numa embalagem de 30 o que significava que tínhamos 30 blisters e todos de plástico. E pesavam.” Segundo ela, “essa foi a parte fácil”. A partir daí, começou a lidar com cálculos mais complexos. “Se pensarmos nas caixas de cartão e rótulos, por vezes, esses materiais contêm misturas. Foi preciso investigar um pouco mais para conseguir definir a quantidade exata de plástico nesses componentes. E depois temos as colas, as tintas de impressão e revestimento, e isso foi ainda mais complicado.”   

 Ao adotar uma abordagem que inclui tudo o que é plástico, “estávamos a ser propositadamente conservadores”, afirma Carol. As pessoas podem não pensar em incluir a tinta porque “é um componente muito reduzido do peso”. Mas Carol não deixou passar nada. Certificou-se de que captava todas as formas de plástico presentes nos produtos e embalagens, por mais pequenas que fossem, desde a tampa da embalagem, que é um laminado de polipropileno, à resina residual na embalagem, aos adesivos, tintas e revestimentos no cartão, porque cada pedaço de plástico conta quando queremos compreender verdadeiramente a quantidade de plástico que distribuímos.      

UM ESFORÇO DE COLABORAÇÃO

 “Comecei a trabalhar neste projeto sozinha e, ao fim de seis meses, o projeto alargou-se a outros colaboradores”, afirma Carol. “Quando foi necessário, trabalhei com os fornecedores e as fábricas. Por exemplo, há a cola que o fornecedor coloca na caixa e depois há a cola que aplicamos durante o nosso próprio processo.” Tudo tinha de ser medido. À medida que o projeto cresceu, Carol juntou-se a uma equipa de estudantes de embalagens, que ajudou a calcular e documentar o peso de todo o plástico presente encontrado nos produtos e embalagens.       

 Mas depois de determinar a quantidade de plástico na Clariti® 1 day, o trabalho estava longe de terminar. De seguida, aplicou os métodos e abordagens para encontrar todo o plástico no portefólio de produtos da CooperVision, expandindo a iniciativa de medição a outros produtos e formatos de embalagem. O que começou como um projeto na secretária de Carol, expandiu-se para uma Sub-Equipa de Sustentabilidade, com membros de todos os locais de embalamento e distribuição da CooperVision, que partilham a paixão pela sustentabilidade.       

DAR VIDA À INICIATIVA DE NEUTRALIDADE DO PLÁSTICO

Através do seu empenho, Carol recolheu dados suficientes para formar uma imagem abrangente do plástico presente nos nossos produtos e embalagens. Os seus cálculos deram base à parceria de neutralidade do plástico da CooperVision com a Plastic Bank. A CooperVision financia a recolha e a reciclagem de plástico destinado aos oceanos, equivalente ao peso do plástico utilizado numa gama das nossas lentes de contacto hidróflas, incluindo a lente, o blister e os componente da embalagem, que são vendidas e distribuídas em 27 países das Américas, Europa e Ásia-Pacífico.*1 Desde o início, a parceria com a Plastic Bank evitou que o equivalente a centenas de milhões de garrafas de plástico chegassem aos oceanos†2 — e os profissionais de saúde ocular e os utilizadores, ao prescreverem e usarem as lentes de contacto neutras em termos de plástico da CooperVision, podem contribuir para o nosso percurso de sustentabilidade.

 “Temos a sorte de poder colaborar com a Plastic Bank”, diz Carol. Sente-se grata por saber que o trabalho ajudou a tornar a iniciativa de neutralidade do plástico uma realidade e que está a ter um impacto não só no planeta, mas também nas pessoas e nas comunidades onde as taxas de poluição do plástico e de pobreza são as mais elevadas de sempre.3 “O que eu estava a fazer na minha secretária enquadra-se num sistema que está a ajudar pessoas de uma realidade muito diferente. Sabemos que as pessoas destas comunidades estão a ter uma oportunidade de ganhar um salário. Esperamos que possam melhorar as suas vidas e das suas famílias, ao mesmo tempo que contribuem de forma positiva para o planeta.”       

A SUSTENTABILIDADE É UM PERCURSO, NÃO UM DESTINO

Quando olha para trás, Carol diz que não fazia ideia do impacto que este projeto teria, não só através da parceria da CooperVision com a Plastic Bank, mas também na sua própria vida. “Ao analisar a quantidade de plástico que a CooperVision distribui pelo mundo, fez-me pensar noutros produtos que utilizo como consumidora. Julgo que não há nada que faça em casa sem pensar na sustentabilidade.” Está mais atenta às embalagens dos alimentos que compra, pensa em formas de não desperdiçar alimentos, incluindo a compostagem, e tem mais consciência sobre a reciclagem em casa. “Quando falo de sustentabilidade todos os dias no trabalho, esta torna-se mais presente em tudo o que faço. Agora penso em todas as coisas que posso fazer para reduzir a minha pegada de carbono pessoal.”       

Com esta maior consciencialização, Carol também começou a pensar mais sobre o número crescente de clientes e utilizadores que estão mais atentos às escolhas de embalagens e à melhor forma de as eliminar, e ao que isso significa para o percurso de sustentabilidade da CooperVision. “No domínio das embalagens, a sustentabilidade será sempre importante em termos de design e escolha de materiais”, explica Carol. Ela considera que é uma responsabilidade da CooperVision encontrar formas de tornar as embalagens mais sustentáveis. “O plástico é uma parte essencial do processo de oferta de um produto de qualidade, mas como é que utilizamos e compensamos o plástico da melhor forma possível para as pessoas?”       

Carol e a Sub-Equipa de sustentabilidade estão a explorar formas de responder a esta questão e a outras semelhantes para fazer avançar o domínio das embalagens. “Há grandes projetos a decorrer nas nossas diferentes instalações em todo o mundo,” afirma Carol. “Nenhum projeto é demasiado pequeno e, coletivamente, todos têm um enorme impacto.” Graças à Carol e a muitos outros na CooperVision com paixão pela sustentabilidade, é possível progredir no percurso de sustentabilidade, concebendo cuidadosamente os produtos e embalagens para fazer uma utilização eficiente dos recursos, ao mesmo tempo que começamos a reduzir a pegada de carbono.§|4

Para saber mais sobre a iniciativa da Neutralidade do Plástico, clique aqui .

 Um futuro mais risonho começa com todos nós, hoje.      
 

 * O plástico utilizado nos produtos abrangidos de lentes de contacto hidrófilas da CooperVision é determinado pelo peso do plástico no blister, na lente e na embalagem secundária, incluindo laminados, adesivos e materiais auxiliares (por exemplo, tinta). A determinação não inclui o plástico utilizado durante o processo de fabrico 
destes produtos e das suas embalagens.
 † A CooperVision, através da sua colaboração com a Plastic Bank, recolheu e converteu aproximadamente 5,3 milhões de kg de plástico destinado a cursos de água em janeiro de 2024. Usando a métrica da Plastic Bank de 1 kg de plástico, equivalente a 50 garrafas padrão de 202mm, isso será o equivalente a aproximadamente 263,7 milhões de garrafas de plástico que não chegam aos oceanos.      
 ‡ Refere-se aos processos de melhoria contínua da produção implementados pela CooperVision para aumentar a eficiência.      
 § A pegada de carbono limita-se às emissões de âmbito 1 e 2, definidas como: As emissões de âmbito 1 são emissões diretas de fontes próprias ou controladas. As emissões de âmbito 2 são emissões indiretas da produção de energia comprada.      
 | Relatório Ambiental, Social e de Governança da CooperVision de 2022.      
 

 Referências:      :
1.  Dados CVI em arquivo, 2024.      
2.  Dados CVI em arquivo a partir de 1/2024.      
3.  Plastic Bank. https://plasticbank.com/what-is-plastic-bank-all-about-and-how-can-i-get-involved/. Acedido a 25 de janeiro de 2024.      
4.  Dados CVI em arquivo, 2023.