Os bebés sentem o mundo de uma forma completamente diferente dos adultos e isso começa com a forma como veem. Vamos explorar a visão das crianças, como se desenvolve e o que você pode fazer, como pai ou mãe, para ajudar a construir olhos fortes e saudáveis.
Visão à nascença: um mundo totalmente novo
Parabéns! O seu novo bebé acaba de chegar. Provavelmente o parto abalou o mundo do bebé tanto como abalou o seu e poderá demorar alguns momentos até ele abrir os olhos. Depois de os abrir, os médicos e enfermeiros verificam se há problemas oculares congénitos, juntamente com outros testes de rotina que fazem à nascença. Tipicamente aplicam também uma pomada para prevenir infeções.
A visão de um recém-nascido é muito diferente da visão de um adulto ou mesmo de uma criança pequena. A sua recém-nascida ainda não consegue ver a cores — só em tonalidades de cinzento. Tem também a visão desfocada, com uma acuidade visual de cerca de 20/400, e não consegue focar nada a mais de 20 a 25 centímetros de distância. Os recém-nascidos também não são muito sensíveis à luz: é necessário quase 50 vezes a mesma quantidade de luz para eles repararem nela.
À nascença, o olho da sua bebé recém-nascida tem apenas cerca de três quartos do tamanho do olho de um adulto. Nestas primeiras semanas, as estruturas e os recetores do olho dela, juntamente com os nervos do olho e do cérebro, começam também a desenvolver-se. Isto continuará durante os dois anos seguintes. Vamos ver o que acontece durante este desenvolvimento visual.
O que pode fazer
Ajude o seu bebé a começar da melhor forma:
- Mantendo os cuidados pré-natais e a nutrição corretos durante a gravidez
- Dando ao bebé coisas brilhantes de elevado contraste
- Ligando uma luz de presença para o bebé olhar em volta enquanto está acordado no berço
- Não mudando radicalmente o seu aspeto
Desenvolvimento da visão das crianças: o primeiro ano
Ao fim de algumas semanas, o seu bebé será capaz de ver a maioria das cores, mas a visão cromática continuará a desenvolver-se durante os meses seguintes. Estes primeiros meses são também quando a acuidade visual começa a tornar-se mais nítida e a sensibilidade à luz aumenta lentamente.
É também quando os olhos do seu bebé estão a aprender a funcionar em conjunto. Enquanto esta coordenação se desenvolve, é normal os olhos do bebé vaguearem ou afastarem-se do alinhamento. Isto não é preocupante a não ser que repare num desalinhamento constante. A coordenação dos olhos do seu bebé significa que a perceção da profundidade também se está a desenvolver e que a coordenação mãos-olhos-corpo está a melhorar.
Aos seis meses, a visão cromática e a acuidade visual devem estar totalmente desenvolvidas na visão das crianças. Isto significa que é altura de fazer o primeiro exame oftalmológico ao bebé. Embora o bebé não consiga ler letras ou uma escala E como você, o oftalmologista pode realizar testes não verbais para verificar se há miopia ou hipermetropia, astigmatismo e outros problemas visuais.
Até aos dois anos de idade, o seu bebé estará ocupado a aperfeiçoar as suas capacidades visuais como o seguimento do olhar e a aumentar a perceção da profundidade e a coordenação mãos-olhos. A visão das crianças continua a desenvolver-se nos anos de escolaridade, à medida que fortalecem o seu sistema de perceção visual para reconhecer as formas, as cores, as letras e os números de que precisam para serem capazes de ler e escrever.
O que pode fazer:
Ajude o seu bebé a desenvolver as capacidades visuais:
- Apresentando muitos estímulos visuais de cores brilhantes, diversificados e diferentes
- Mexendo simultaneamente os seus braços e pernas para incentivar o desenvolvimento bilateral e binocular
- Fale com ele enquanto anda pelo quarto
- Utilize uma luz de presença no quarto
- Utilize brinquedos de alcançar e tocar assim como outros que deixam o bebé explorar diferentes formas e cores
- Jogue a “bater palminhas” e às “escondidas” com o seu bebé
- Dê-lhe brinquedos para empilhar ou separar que ela consiga segurar e manipular
Sinais de problemas de visão nas crianças
Quais são os sinais a que deve estar atento na visão dos seus filhos? Alguns sinais e sintomas frequentes de problemas de visão nas crianças incluem:
- Desalinhamento constante de um ou dos dois olhos
- Olhos lacrimejantes e chorosos (poderá ser causado pelos canais lacrimais bloqueados)
- Pálpebras vermelhas ou com crostas (geralmente um sinal de infeção ocular)
- Sensibilidade extrema à luz, especialmente em bebés (pode indicar pressão ocular elevada)
- Pupilas brancas (pode indicar cancro, problemas da retina, cataratas e outros problemas)
- Dificuldade em seguir objetos e pessoas
- Evitar livros com imagens e leitura nas crianças mais velhas
- Aproximação crescente ao quadro e à televisão
O seu oftalmologista é o seu aliado na monitorização e manutenção da saúde dos seus olhos e da sua visão, e isto é particularmente importante na infância durante as alterações rápidas e o crescimento à medida que a visão se desenvolve. O seu filho deve começar a fazer exames oftalmológicos completos regulares aos seis meses, mas apresente sempre as suas dúvidas ao seu oftalmologista. Ele pode ajudá-lo a descobrir o que se passa e prepará-lo para tomar as melhores decisões para a visão do seu filho.
Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.