Os seus filhos passam muito tempo a ver TV?

Por TV, hoje em dia, entende-se muito mais do que aquilo que a televisão mostra. Há DVDs, vídeos de transmissão contínua, videojogos e muito mais. As crianças são expostas não só através dos televisores, mas também através de computadores, smartphones, iPads, leitores de DVD portáteis...e assim por diante. Todo este tempo passado em frente de um ecrã e da TV é mau para as crianças?

Eis algumas considerações para o ajudar a tomar as melhores decisões para os seus filhos.

A TV é boa para as crianças?

Pode haver conteúdos de entretenimento e por vezes educativos para as crianças na televisão. No entanto, tudo o que é excessivo não faz bem e isto aplica-se sem dúvida também à TV. Eis algumas das advertências que deve recordar ao controlar os hábitos de TV dos seus filhos.

É uma atividade sedentária

Estarem sentados em frente de um ecrã durante horas priva os seus filhos das brincadeiras ativas e do exercício de que necessitam para crescerem fortes e saudáveis.

Pode desencorajar a partilha social e a imaginação através de brincadeiras criativas

É cada vez mais evidente que a aprendizagem através de brincadeiras criativas, especialmente com outras crianças, é um pilar do desenvolvimento infantil. Ver programas, embora entretenha, é uma atividade passiva e não envolve a total participação dos seus filhos.

Muitos elementos da programação da TV não são apropriados para crianças

Mesmo com dispositivos que permitem o controlo dos pais e com ofertas crescentes de programas de TV para crianças on-line e canais de TV dedicados para crianças, é impossível examinar e filtrar tudo.

Quais são os programas de TV bons para crianças?

Veja programas apropriados para a idade, com moderação, com o seu filho. Tente não usar a TV ou o computador como babysitter durante horas a fio. Isto permite-lhe saber o que é que a sua filha anda a ver e dá-lhe espaço para o discutir com ela.

Se o seu filho é mais novo, não deixe de rir e de se envolver com o que está a acontecer no ecrã, mesmo que o humor não esteja ao seu nível. Isto ajudará a criar laços com o seu filho e a tornar os momentos em família mais especiais.

A visão e as crianças: ver televisão pode afetar os olhos das crianças?

Tal como sucede com qualquer tempo passado em frente do ecrã, os excessos podem conduzir a fadiga ocular e outros problemas, especialmente para os olhos jovens que ainda se estão a desenvolver. O cérebro do seu filho continua a desenvolver-se até depois dos vinte anos.

Alguns pontos a lembrar:

  • Você e os seus filhos devem descansar os olhos durante 15 minutos por cada 2 horas de tempo em frente ao ecrã.
  • A intervalos de alguns minutos, olhe para longe durante alguns segundos (isto funciona bem se você e o seu filho estiverem a ver juntos e a interagir um com o outro durante o programa).
  • Você e o seu filho nunca devem ver televisão na escuridão total.

Se o seu filho se senta demasiado perto da TV, pode ser um sinal de que precisa de óculos. Leve os seus filhos a fazer exames visuais a intervalos regulares e fale sempre com o seu oftalmologista sobre dúvidas ou preocupações.

A TV, como tudo o mais, tem vantagens e desvantagens. Pode apresentar conteúdos educativos e estimulantes. Pode ser um bom tempo para criar laços em família. Mas demasiada televisão e tempo em frente do ecrã podem afastar os seus filhos de outras atividades, expô-los a conteúdos para os quais não estão preparados ou cansar os seus olhos.

Lembre-se, pouca TV pode fazer toda a diferença!

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos