Quer as lentes de contacto sejam novidade para si quer as use há anos, estas sugestões sobre a forma de colocar as lentes de contacto podem ajudá-lo a evitar os problemas com as lentes de contacto que alguns utilizadores enfrentaram.

Tenha uma reserva de solução para lentes de contacto

A não ser que use lentes de contacto diárias (há quem lhes chame "lentes diárias"), não espere até ao fim de um longo dia para descobrir que a solução de limpeza acabou. Manter uma reserva de solução pronta evitará essas ocasiões.

Isto é especialmente importante porque deve utilizar uma solução de limpeza nova sempre que toca nas lentes de contacto. Nunca utilize água da torneira para limpar as lentes de contacto. Pode conter impurezas e micro-organismos infeciosos resistentes.

Sugestões para colocar e retirar as lentes de contacto

Lave e seque as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contacto

Tudo o que estiver nas suas mãos quando tocar nas lentes de contacto acabará nos seus olhos. Lave as mãos com sabonete antimicrobiano e seque-as bem antes de tocar nas lentes de contacto. Evite usar creme ou sabonetes à base de óleos e loções antes de tocar nas lentes de contacto, uma vez que podem contaminar as lentes ou deixar uma película oleosa.

Comece sempre pelo mesmo olho para colocar as lentes de contacto

Ao colocar as lentes de contacto, comece pelo mesmo olho todas as vezes. Terá menos probabilidades de trocar as lentes por erro — e, sim, tal como os sapatos, as lentes de contacto esquerda e direita são diferentes.

Coloque a lente de contacto na palma da sua mão

Segure na lente de contacto colocando-a na palma da sua mão. Agarrar a lente entre os dedos aumenta a possibilidade de a cortar com a unha. As unhas podem danificar a superfície da lente e também são uma fonte rica de bactérias.

Retire as lentes de contacto se sentir dor ou desconforto

Se as suas lentes de contacto começarem a magoá-lo ou a fazê-lo sentir seco e desconfortável, ou se as pessoas estiverem sempre a dizer que está com os olhos vermelhos, retire as lentes! A dor e o desconforto são muitas vezes a forma de os seus olhos lhe dizerem que algo está a causar problemas. Se isto acontecer repetidamente, fale com o seu oftalmologista para ver se as suas lentes de contacto são certas para si.

Mantenha os seus óculos consigo

Manter os seus óculos por perto, especialmente durante as férias, deixa-o repousar os seus olhos quando eles precisam. Sempre que as lentes de contacto magoam ou causam desconforto deve retirá-las e, se tiver os seus óculos por perto, isso será mais fácil de fazer.

Use sempre óculos de sol, mesmo com lentes de contacto com proteção contra os raios UV

Mesmo as lentes de contacto com proteção contra os raios UV não bloqueiam todos os raios UV que são nocivos para os seus olhos. O uso de óculos de sol com proteção contra os raios UV ajuda a reduzir o esforço e os danos nos olhos e na visão. Fale com o seu oftalmologista sobre os tipos de atividades ao ar livre que pratica para que ele possa avaliar o seu risco de exposição e recomendar a proteção certa para si.

Compre lentes de contacto de fontes legítimas

Vai comprar lentes de contacto on-line? Verifique o local de venda. Algumas lentes vendidas na Internet podem não ser aprovadas pelos canais apropriados. Além disso, tanto as lentes de contacto não corretivas como as lentes de contacto graduadas têm de ser receitadas por um oftalmologista, que se certificará de que as lentes se adaptam e cuidam das necessidades de saúde dos seus olhos.

Lembre-se, cuidar das suas lentes de contacto significa cuidar dos seus olhos. Fale sempre com o seu oftalmologista sobre a compra de lentes de contacto e sobre o uso e os cuidados a ter para que mantenham os seus olhos saudáveis.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos