Milhões e milhões de pessoas em todo o mundo usam lentes de contacto, embora possa não o saber só de olhar para elas. Se não está familiarizado com as lentes de contacto, vamos apresentá-lo a estes pequenos ajudantes incógnitos mas frequentes.

O que é uma lente de contacto?

Uma lente de contacto é uma lente curva e delgada colocada na película de lágrimas que cobre a superfície do olho. A lente em si é naturalmente transparente, mas muitas vezes é tratada com uma coloração muito leve para a tornar mais fácil de manusear para os utilizadores. Atualmente as lentes de contacto são rígidas ou moles. A maioria das pessoas usa agora esta última forma, mas ainda não há muito tempo as lentes de contacto eram de vidro soprado!

Uma breve história da lente de contacto

Embora as lentes de contacto possam parecer um suplemento moderno aos cuidados visuais, de facto têm uma longa e ilustre história, iniciada nem mais nem menos que por Leonardo da Vinci e René Descartes. No entanto, foi apenas no final do século XIX que um soprador de vidro alemão produziu uma lente através da qual se podia ver e que era razoavelmente tolerada, e que um oftalmologista alemão apareceu com a primeira lente de contacto e a adaptou, lente essa que podia ser usada durante algumas horas de cada vez.

Tipos de lentes de contacto

Embora as lentes de contacto ainda sejam usadas com mais frequência para a correção da visão, existem também lentes de contacto para fins puramente cosméticos e de fantasia. As lentes de contacto coloridas podem intensificar ou alterar completamente a tonalidade dos olhos e as lentes de contacto de fantasia podem ajudar a criar alguns dos efeitos especiais que vemos no grande ecrã. 

Todas as lentes de contacto, porém, são dispositivos médicos regulados pela FDA dos EUA. FDA dos EUA. As lentes de contacto graduadas e as lentes de contacto cosméticas necessitam de uma receita médica. Isto porque mesmo as complicações comuns, como as infeções e inflamações, podem conduzir a perda de visão ou cegueira. As melhores formas de ajudar a prevenir complicações incluem:

  • Fale com o seu oftalmologista se está a pensar usar lentes de contacto
  • Compre lentes de contacto de uma fonte legítima
  • Mantenha as suas lentes de contacto bem cuidadas e limpas
  • Siga todas as instruções relativas às suas lentes de contacto e aos produtos para lentes
  • Cumpra o seu programa de uso e substituição recomendado

Programas de uso e substituição

A fim de manter os seus olhos e a sua visão no máximo do seu desempenho e da sua saúde, cada par de lentes de contacto é fabricado e receitado para um certo programa de uso e para ser substituído após um período definido.

As lentes de contacto descartáveis diárias são usadas durante o dia, deitadas fora à noite e substituídas por um par novo de manhã. Outras lentes têm programas de substituição diferentes.

Seja qual for o seu estilo de vida e as suas preferências, o seu oftalmologista pode ajudá-lo a encontrar as lentes de contacto ou as soluções para cuidados visuais certas para si. Lembre-se de consultar sempre um profissional se tiver dúvidas sobre a saúde dos seus olhos e da sua visão.

Tem alguma pergunta a fazer sobre as lentes CooperVision ou a visão em geral? Veja as respostas a algumas das perguntas que nos são feitas com mais frequência. Para uma explicação mais pormenorizada, consulte o seu profissional da visão.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos