É importante que os seus olhos sejam examinados periodicamente por um profissional da visão, mesmo que sinta que a sua visão está bem.

De acordo com a AOA, em geral estas consultas devem ter lugar:

  • Pelo menos uma vez a intervalos de dois anos ou conforme recomendado, para os adultos entre os 18 e os 60 anos
  • Anualmente ou conforme recomendado, entre os 6 e os 18 anos ou a partir dos 61
  • Para os mais novos, aos 6 meses e aos 3 anos de idade ou conforme recomendado

A pergunta que muitas pessoas gostariam de fazer: “Quanto custa um exame oftalmológico?” A resposta, como seria de esperar, depende de vários fatores — o local onde se encontra, o tipo de exame, se está a atualizar as suas lentes ou a comprar lentes novas, etc.

Vamos dedicar uns minutos a explorar os fatores que deve ter em consideração para determinar o preço de um exame oftalmológico.

Preços dos exames oftalmológicos

Quando marcar o seu exame oftalmológico, não hesite em perguntar sobre os custos envolvidos. Vai chegar à conclusão que variam em função da abrangência do exame de que necessita e do nível de especialização da pessoa que o faz.

Por exemplo, o custo geral para um oftalmologista (um cirurgião especialista em oftalmologia) vai ser diferente do preço de um exame oftalmológico rápido de baixo custo num centro comercial.

Antes de começar a telefonar, prepare-se para dar as seguintes informações:

  • O seu seguro (se não estiver coberto, continue a ler)
  • A sua história de exames oftalmológicos (quando foi a última vez que consultou um oftalmologista?)
  • A história da sua família (os seus pais usaram sempre óculos?)
  • A sua idade e o estado atual da sua visão

Se tiver a resposta a estas perguntas antes de telefonar vai ajudar as pessoas que trabalham no consultório do oftalmologista a darem-lhe um orçamento do custo de um exame oftalmológico.

Posso fazer um exame oftalmológico gratuitamente?

Se se qualificar, poderá conseguir fazer um exame oftalmológico gratuito ou fazer um exame a um preço reduzido. Se tem Medicare, pode ficar a saber quais são os serviços de exames oftalmológicos que estão cobertos visitando o site.

Além disso, o estado onde reside poderá providenciar seguros de oftalmologia de baixo custo, podendo algumas organizações locais ou instituições de beneficência ajudar também.

Tal como dissemos, é importante marcar regularmente exames oftalmológicos, mesmo que pense que neste momento não tem qualquer problema em ver perfeitamente.

Pode ser verdade. Mas o melhor é ter a certeza. Alguns problemas de visão só são detetados nas fases iniciais por um profissional da visão e esses problemas são normalmente mais fáceis de tratar se forem apanhados no início.

Tente não partir do princípio de que o custo de um exame oftalmológico não vale a consulta. Poderá descobrir que é muito mais razoável do que pensava e uma consulta agora pode prevenir muitos problemas oculares no futuro.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos