Poderá ter ouvido dizer que as lentes tóricas são lentes de contacto para astigmatismo, mas o que são e por que motivo ajudam? Vamos explicar como colocar as lentes de contacto e a forma como elas funcionam, e também o que deve considerar se pensa que precisa delas.

O que são lentes de contacto tóricas?

Uma lente tórica é uma lente de contacto que tem uma forma particular. As lentes de contacto normais têm uma superfície esférica: pense numa fatia do lado de uma bola de praia.

Um toro, ao contrário, é uma forma geométrica que parece um "donut". Uma lente tórica tem a forma de uma fatia do lado desse "donut".

A forma das lentes de contacto tóricas cria diferentes potências refrativas ou de focagem nas orientações vertical e horizontal. A potência refrativa aumenta ou diminui gradualmente à medida que se move pela lente.

Lentes de contacto para astigmatismo

As lentes de contacto tóricas corrigem os problemas de astigmatismo que resultam de uma curvatura diferente da córnea ou lente do olho (referido como astigmatismo regular, astigmatismo corneano ou astigmatismo lenticular).

Nestes casos, a córnea ou lente é curva pelo que a refração do olho difere entre os planos vertical e horizontal. Isto causa visão desfocada e dificuldade em ver pequenos pormenores. Por vezes, as linhas verticais parecem inclinar-se.

A capacidade de as lentes de contacto tóricas fornecerem diferentes potências refrativas nas orientações vertical e horizontal resolve esta peculiaridade específica que causa o astigmatismo.

Escolher lentes de contacto tóricas

As lentes de contacto tóricas, como todas as lentes de contacto, têm de ser receitadas pelo seu médico, que pode escolher as lentes certas para a sua visão e adaptá-las aos seus olhos. Fale com o seu oftalmologista se pensa que precisa de lentes de contacto para astigmatismo ou se tem outros problemas de visão.

Entretanto, eis alguns pontos importantes a considerar:

A adaptação é especialmente crítica para as lentes de contacto tóricas

Uma vez que as lentes de contacto tóricas têm uma orientação particular, têm de ficar no olho da forma correta. Os fabricantes concebem as lentes de contacto tóricas com características que ajudam as lentes a ficar no seu lugar, incluindo:

  • Zonas delgadas-espessas
  • Truncamento da lente, em que a base da lente é ligeiramente recortada
  • Balastro, em que a lente é ligeiramente mais espessa ou mais pesada

Isto significa que a adaptação das lentes de contacto aos seus olhos é ainda mais importante do que o habitual. As lentes de contacto tóricas têm um eixo médio, como o equador da Terra, que mantém a sua linha de visão clara. Se as suas lentes não assentarem bem e escorregarem, o mesmo se passa com a clareza visual.

Diferentes tipos de lentes de contacto tóricas

As lentes de contacto tóricas resolvem também outras correções visuais e estão disponíveis para todos os programas de uso. Pode ter lentes diárias tóricas e outras lentes de contacto tóricas descartáveis — até pode ter lentes de contacto tóricas coloridas.

As lentes de contacto tóricas são também produzidas como lentes moles e rígidas permeáveis aos gases (RGP) ou lentes rígidas. As lentes RGP podem ser melhores para se manterem no seu lugar, mas também envolvem um tempo de ajustamento inicial mais longo e podem ser mais secas e mais delicadas. As lentes de contacto tóricas moles são mais confortáveis e mais fáceis de manusear, mas necessitam de cuidados extra na adaptação para se manterem no seu lugar.

Tal como sucede com todas as lentes de contacto, converse com a sua oftalmologista se quiser comprar lentes de contacto tóricas para astigmatismo. Ela pode ajudá-lo a encontrar a correção e adaptação certas para os seus olhos e para o seu estilo de vida.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos