Usar e cuidar das lentes de contacto de uma forma que mantenha os olhos e a visão no seu melhor é mais complicado do que usar simplesmente óculos. Mas qual é a idade apropriada para começar a usar lentes de contacto? Eis algumas sugestões e considerações relativas ao uso de lentes de contacto.

As crianças podem usar lentes de contacto?

Embora possa não haver uma idade mínima ou recomendada para usar lentes de contacto, não deixa de ser importante considerar se as lentes de contacto são apropriadas. Esta decisão tem menos a ver com a idade do que com as características e o contexto únicos do seu filho. Eis algumas sugestões para avaliar se o seu filho está preparado para usar lentes de contacto.

Decidir sobre lentes de contacto para as crianças

Usar lentes de contacto exige responsabilidade ao nível do uso e dos cuidados. Embora raramente haja complicações (afectando apenas 5% dos utilizadores anualmente), a maioria surge quando as lentes de contacto estão gastas ou são tratadas de forma incorrecta.

O seu filho consegue assumir esta responsabilidade? Aprende bem as instruções? Faz regularmente as suas tarefas sem ser preciso lembrá-lo? Esquece-se dos trabalhos de casa? Pense se o seu filho consegue aprender a colocar e retirar corretamente as lentes de contacto, mesmo quando está cansado, consegue manter as lentes limpas e seguir um programa de uso regular.

O seu filho necessita de lentes de contacto? O seu profissional da saúde visual sugeriu lentes de contacto? O seu filho quer lentes de contacto para ter um melhor desempenho desportivo? Se a preocupação for puramente estética, pense em conversar com o seu filho sobre quaisquer problemas subjacentes ou sobre a pressão dos amigos para que ele use lentes.

Quando usar lentes de contacto?

Para muitas pessoas, as lentes de contacto são uma decisão cosmética e também prática. Se o seu filho pequeno ou adolescente não precisar de lentes de contacto graduadas mas quiser apenas ficar giro (ou dar um toque final a um disfarce fantástico), é possível encontrar on-line muitas lentes de contacto coloridas. No entanto, os pais devem ter cuidado: quando se compram lentes de contacto on-line, podem não ser aprovadas pela FDA. Consulte sempre primeiro o seu profissional da saúde visual.

Alguns benefícios das lentes de contacto

As lentes de contacto graduadas podem facilitar imenso a nossa vida. Embora exijam cuidados, oferecem-lhe:

  • Maior amplitude de visão
  • Melhor desempenho desportivo

Lembre-se, olhos saudáveis significam boa visão. Fale com o seu profissional sempre que considerar usar lentes de contacto ou relativamente a qualquer outra questão que afecte a sua visão.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos