As lentes de contacto multifocais são concebidas para permitir diferentes potências de lente e focar a várias distâncias. Mas como é que isto funciona? Vamos ajudá-lo a explorar as lentes de contacto multifocais e a pensar se serão certas para si.

O que são lentes de contacto multifocais?

Lentes de contacto multifocais são lentes de contacto com várias graduações numa só lente. Tipicamente há uma graduação para objetos muito próximos, uma graduação para objetos vistos ao longe e depois graduações para as distâncias intermédias.

Qual é a diferença entre multifocais e bifocais?

As lentes de contacto multifocais são concebidas com uma transição gradual entre uma graduação para visão ao perto e uma graduação para média/longa distância. As bifocais, por outro lado, têm um bordo nítido entre as zonas graduadas da visão de perto e de longe da lente.

Tipos de lentes de contacto multifocais

As lentes de contacto multifocais são produzidas em materiais para lentes moles e para lentes rígidas permeáveis aos gases (RGP ou rígidas).

Há dois tipos principais de desenhos de lentes de contacto multifocais. O mais comum é um conjunto de círculos concêntricos de potências de lente com graduações para diversas distâncias. Existem também desenhos combinados, que mantêm tanto as graduações de perto como de longe próximas do centro do olho e simulam uma experiência de visualização natural corrigindo os pontos específicos de aberração dos olhos.

Escolher lentes de contacto multifocais

Como saber se as lentes de contacto multifocais são indicadas para si? Eis alguns prós e contras a considerar antes e durante a sua consulta com profissional da visão:

Vantagens das multifocais:

  • Melhor acuidade visual para amplitude de distâncias de perto a longe
  • Uma mudança menos abrupta entre graduações
  • A capacidade de ver na maioria das condições sem óculos extra

Inconvenientes das multifocais:

  • Mais difíceis em termos de adaptação devido a uma experiência de visualização diferente
  • Acompanhadas por encandeamento nocturno e visão enevoada ou pouco nítida durante o período de adaptação
  • Mais caras devido ao aumento da complexidade do desenho

Alternativas às lentes de contacto multifocais

Se as multifocais não parecem ser uma boa solução, existem outras opções, incluindo:

  • Combinar os óculos de leitura com lentes de contacto normais
  • Lentes de contacto para monovisão
  • Lentes de contacto bifocais
  • Correcção cirúrgica ou implantação de lente recomendada pelo seu médico

O profissional da visão é o seu melhor aliado quando pensar em comprar lentes de contacto. Ele irá ajudá-lo a encontrar as opções de correcção certas para si, adequadas ao seu estilo de vida, e fará uma avaliação nos primeiros meses para se certificar de que a escolha foi apropriada.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos