À medida que a tecnologia melhora os materiais e os desenhos das lentes de contacto, os utilizadores beneficiam de uma maior flexibilidade e de mais opções. Cada vez mais, pode escolher lentes de contacto que se adequam ao seu estilo de vida. Incluem-se aqui as lentes de contacto de uso prolongado, que podem permanecer nos olhos durante mais tempo, mesmo enquanto dorme.

Como saber se as lentes de contacto de uso prolongado lhe convêm? Vamos colocar algumas questões e considerar se são indicadas para si.

O que são lentes de contacto de uso prolongado?

As lentes de contacto de uso prolongado são, geralmente, lentes de contacto que podem ser usadas continuamente até seis noites e sete dias. Com a chegada das lentes de silicone-hidrogel, que são melhores a deixar passar oxigénio através da lente para os olhos, existem agora também lentes de contacto de uso contínuo que podem ser usadas até 30 dias seguidos.

A principal característica de uma lente de contacto de uso prolongado é a sua permeabilidade ao oxigénio. Enquanto dorme, a única forma da córnea obter o oxigénio de que necessita para se manter saudável é através dos vasos sanguíneos existentes nas pálpebras.

Devo usar lentes de contacto de uso prolongado?

Embora os novos materiais de lentes, em particular o silicone-hidrogel, permitam a passagem de uma quantidade maior de oxigénio, todas as lentes bloqueiam um certo fluxo.

As lentes de contacto de uso prolongado são indicadas para:

Pessoas com estilos de vida imprevisíveis ou altamente activos: os entusiastas da vida ao ar livre, que nem sempre conseguem limpar ou manusear devidamente as suas lentes, beneficiam das lentes de contacto de uso prolongado que podem permanecer nos olhos durante longos períodos. Isto também se aplica aos trabalhadores dos serviços de emergência e ou a quem trabalha por turnos.

Pessoas com anomalias da visão binocular: alguns problemas com a visão binocular, incluindo a ambliopia, são mais facilmente resolvidos com correcção contínua da visão.

Pessoas com visão especialmente má: alguns utilizadores com erros refrativos elevados (miopia ou hipermetropia ou astigmatismo) consideram extremamente útil serem capazes de ver sempre nitidamente, sobretudo quando acordam de forma inesperada à noite.

Riscos e outras considerações: o maior risco das lentes de contacto de uso prolongado são as infecções, que podem conduzir a cegueira. Outros riscos incluem a neovascularização da córnea (em que os vasos sanguíneos do olho crescem na direcção da íris, numa tentativa de colmatar uma necessidade desesperada de oxigénio), inflamação e irritação.

Eis algumas formas de reduzir esses riscos:

  • Quando possível, retire as lentes de contacto de uso prolongado antes de dormir.
  • Retire as lentes de contacto antes de nadar ou limpe-as depois de nadar.
  • Evite manusear as lentes sem lavar as mãos.
  • Evite o fumo e outras más condições do ar.
  • Não use lentes de contacto expiradas.
  • Siga todas as instruções do seu profissional da saúde visual e do fabricante das lentes de contacto.

Quais são as melhores lentes de contacto de uso prolongado para mim?

O tempo durante o qual pode deixar as lentes de contacto nos olhos depende de duas coisas: o tipo de lente e a avaliação do seu profissional da visão quanto à tolerância dos seus olhos para uso noturno.

É absolutamente essencial considerar os prós e os contras das lentes de contacto de uso prolongado com o seu profissional da visão, que também se manterá atento durante o período de adaptação para ter a certeza de que as lentes são apropriadas para si.

Se, em qualquer altura, os seus olhos ficarem irritados, vermelhos ou notar que não vê bem, retire as lentes de contacto. Por último, converse sempre com o seu profissional da saúde visual sobre alterações ou problemas, especialmente ao usar novas lentes de contacto.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos