As lentes de contacto bifocais são lentes concebidas para resolver os problemas de focagem associados à presbiopia incorporando graduações diferentes.

“Presbiopia” é o problema de visão que todas as pessoas têm entre os 40 e os 45 anos de idade. Durante esta altura, os seus olhos perdem a capacidade de focar claramente o texto em letra pequena que se encontra perto de si, como um jornal, um menu ou um livro.

As bifocais podem ajudá-lo a ler. Mas, tal como vamos aprender, não têm de ser óculos bifocais. Para ficar a saber mais, vamos apresentá-lo às bifocais e explicar-lhe o que deve considerar se está a pensar comprar lentes de contacto bifocais.

O que são lentes de contacto bifocais?

As lentes de contacto bifocais são lentes que oferecem duas graduações diferentes numa só lente. Uma graduação é para a leitura ao perto e a outra para a visão ao longe normal. As duas graduações ajudam as pessoas que sofrem de presbiopia, em que as alterações no olho relacionadas com a idade causam dificuldades em focar objetos ao perto.

Qual é a diferença entre bifocais e multifocais?

As lentes de contacto bifocais são concebidas com uma linha definida entre a graduação da visão ao perto e a graduação ao longe. Você muda para trás e para a frente entre as zonas, como faria com óculos bifocais. As multifocais têm uma transição gradual entre perto e longe.

Tipos de lentes de contacto bifocais

Há dois tipos de desenhos de lentes de contacto bifocais. O primeiro imita de perto os óculos bifocais, com uma secção separada para cada graduação. Chama-se a isto uma bifocal segmentada, sendo por vezes também referida como uma bifocal alternante ou de translação. Normalmente, a graduação da visão de perto encontra-se na parte inferior da lente e a graduação de longe normal encontra-se no resto da lente.

O segundo tipo de lente de contacto bifocal tem um desenho concêntrico. O centro da lente tem a graduação da visão normal e o anel circundante tem a graduação da visão de perto. Isto chama-se uma bifocal concêntrica ou simultânea.

As lentes bifocais são produzidas em materiais para lentes moles e para lentes rígidas permeáveis aos gases (RGP) ou lentes rígidas.

Escolher lentes de contacto bifocais

Eis algumas considerações que são boas para decidir se as lentes de contacto bifocais são para si.

Benefícios das bifocais

  • As vantagens das bifocais é que:
  • Deixa de precisar de óculos de leitura.
  • Tem uma acuidade visual elevada tanto para a visão ao perto como ao longe.
  • São semelhantes aos óculos bifocais, por vezes exigindo menos ajustamento.

Inconvenientes das bifocais

  • As lentes de contacto bifocais às vezes podem ser difíceis porque:
  • Tem de aprender a mudar de graduação.
  • Às vezes podem afetar a perceção da profundidade.
  • Podem causar fadiga ocular, especialmente quando se combinam bifocais segmentadas (com a graduação de leitura na lente inferior) com trabalho pesado de computador.

Alternativas às lentes de contacto bifocais

Existem muitas alternativas boas se as bifocais não o atraírem, ou se as experimentar e você e o seu oftalmologista decidirem que podem não ser a opção mais apropriada.

As alternativas não cirúrgicas incluem:

  • Lentes de contacto para a visão ao longe normal combinadas com óculos de leitura
  • Lentes de contacto para monovisão
  • Lentes de contacto multifocais

Lembre-se, comprar ou trocar de lentes de contacto é uma decisão que deve tomar com o seu oftalmologista. A graduação e adaptação corretas são essenciais para a saúde, o conforto e o desempenho dos seus olhos.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos