A tecnologia das lentes de contacto permite actualmente aos utilizadores uma maior variedade de opções quanto ao tempo durante o qual podem usar as lentes em comparação com o passado.

As preferências individuais das pessoas ditam em grande medida qual é o programa que melhor funciona para elas. As lentes de contacto diárias e mensais têm, todas elas, os seus próprios prós e contras.

Neste artigo vamos ajudá-lo a explorar a lente de contacto mensal.

As lentes de contacto mensais são indicadas para si?

As lentes de contacto mensais têm muitas vantagens:

Lentes de contacto de uso prolongado

Algumas lentes de contacto mensais podem ser usadas até sete dias seguidos sem necessidade de as tirar dos olhos. Usar lentes de contacto que não são indicadas para dormir com elas pode apresentar riscos para os olhos porque as lentes privam os olhos de oxigénio. Estes riscos incluem infecções e neovascularização da córnea.

Durante o dia, ter os olhos abertos permite a passagem de oxigénio para a córnea. As lentes de contacto mensais e outras lentes de contacto de uso prolongado são tipicamente lentes de silicone-hidrogel que têm uma permeabilidade ao gás mais elevada: permitem cinco ou mais vezes a passagem de oxigénio pela lente em comparação com as lentes de contacto normais.

Como sempre, fale com o seu profissional da saúde visual antes de comprar lentes de contacto novas ou diferentes.

Menos lentes ao optar por lentes mensais

As lentes de contacto mensais podem ter um custo, em geral, ligeiramente inferior ao das lentes diárias, uma vez que se compram menos lentes. Para o utilizador com preocupações ambientais, isto também se traduz em menos resíduos.

Conforto

Além de permitir a passagem de mais oxigénio para manter os seus olhos claros e brancos, o material de silicone-hidrogel nas lentes de contacto mensais também pode ser mais confortável. Os seus olhos podem respirar melhor mantendo-se ao mesmo tempo hidratados, um equilíbrio que se obtém com uma tecnologia de lentes de contacto superior.

Lentes de contacto mensais ou diárias — a escolha é sua

Fale sempre com o seu profissional da visão antes de comprar lentes de contacto novas ou diferentes. Ele certificar-se-á de que as suas lentes de contacto são indicadas e adaptadas para os seus olhos, para manterem a sua visão e a saúde dos seus olhos no seu melhor.

No que se refere aos programas das lentes de contacto, a escolha de lentes de contacto mensais e diárias é, muitas vezes, uma questão de preferência pessoal, mas o seu médico pode dar-lhe recomendações adicionais sobre como fazer a melhor escolha para o seu estilo de vida. Também o pode ajudar a monitorizar a sua visão à medida que se adapta a um novo tipo de lentes de contacto.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos