As lentes de contacto são dispositivos médicos, pelo que é importante cuidá-las. Eis alguns aspectos a reter relativamente ao cuidado das lentes de contacto.

Cumpra o programa de uso recomendado.

Não tente alargar este período, pensando que as suas lentes de contacto mensais podem durar cinco ou seis semanas. Não vale a pena correr o risco. As lentes de contacto são feitas com materiais diferentes para se adequarem a objetivos diferentes e são aprovadas pela FDA dos EUA para um uso em particular.

Lentes de contacto devem ser manipuladas com cuidado

As lentes de contacto moles descartáveis podem rasgar. Seja cuidadoso. Se uma se rasgar, deite-a fora. Além disso, mantenha as unhas afastadas das lentes. Além de afiadas, as unhas são um foco de bactérias.

Nunca partilhe lentes de contacto

Com a partilha de lentes de contacto transmitem-se bactérias de uma pessoa para outra, não se esqueça que as lentes de contacto são adaptadas e receitadas para se adequarem à sua visão e aos seus olhos.

Solução de manutenção para a limpeza das suas lentes de contacto

Nunca limpe as suas lentes de contacto com água.  A água pode transportar agentes patogénicos e bactérias que causam infecções. Nunca lamba as suas lentes de contacto. A sua boca aloja uma quantidade diversa de bactérias. Embora muitas delas sejam saudáveis para o seu sistema digestivo, não são benéficas para os seus olhos.

Esfregue as lentes de contacto com as pontas dos dedos utilizando uma solução nova durante 5 a 20 segundos. Enxague bem com uma nova solução outra vez. Investigadores descobriram que “esfregar e enxaguar” continua a ser a melhor forma de manter as lentes de contacto sem micro-organismos.

Mantenha o estojo das suas lentes de contacto limpo

Enxague os estojos depois de cada utilização e guarde-os abertos e virados ao contrário num local limpo e seco. A American Optometric Association recomenda a substituição do estojo das lentes de contacto com intervalos de três meses pelo menos.

Não durma com lentes de contacto que não sejam de uso prolongado

As lentes de contacto de uso prolongado são concebidas com uma tecnologia especial para permitir a passagem de mais oxigénio através da lente para a córnea. Normalmente, quando está acordado e os seus olhos estão abertos, o oxigénio do ar é transportado pelas lágrimas para a córnea através das lentes de contacto.

Quando está a dormir, as lentes de contacto normais podem impedir a passagem de oxigénio em quantidade suficiente para os seus olhos. Isto pode conduzir a infecções, úlceras e desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais na córnea.

Leia e siga as instruções

Preste atenção às instruções do seu oftalmologista, ao folheto que acompanha as lentes de contacto e às instruções relativas à solução de manutenção para lentes de contacto e ao estojo. Todas elas fazem parte de um sistema cuidadosamente pensado, concebido para o ajudar a cuidar das suas lentes de contacto e dos produtos para cuidar de lentes de contacto específicos de uma forma que ajude a proteger os seus olhos e a sua saúde.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos