Tirar as lentes de contacto pode ser uma ideia assustadora para quem as usa pela primeira vez.

Mesmo as pessoas que as usam há muito tempo podem achar a adaptação a algo novo um pouco aborrecida. O que pode fazer?

Descontraia! Tudo se torna mais fácil depois de praticar durante algum tempo — e isso inclui tirar as lentes de contacto. Não se preocupe se tiver algumas dificuldades de início. É perfeitamente normal.

Para ajudar, eis algumas sugestões para retirar as lentes de contacto que facilitarão um pouco o processo (e as suas rotinas para dormir).

Antes de retirar as lentes de contacto

Uma das coisas mais importantes a lembrar sobre retirar as lentes de contacto é lavar sempre primeiro as mãos com água e sabonete. Seque as mãos para minimizar a quantidade de água que vai para as lentes.

Outra sugestão importante para retirar (e colocar) as lentes de contacto é começar sempre pelo mesmo olho. Isto reduz as possibilidades de uma alteração inesperada acidental. (Lembre-se, as suas lentes de contacto, tal como os seus sapatos, têm um lado direito e um esquerdo.)

Como retirar as lentes de contacto

Pronto para retirar as lentes de contacto? Vamos a isso!

  1. Fique em pé em frente de um espelho bem iluminado, especialmente no princípio.
  2. Olhe para cima.
  3. Com a sua mão não dominante e utilizando o dedo indicador levante a pálpebra superior afastando-a do olho.
  4. Com a mão dominante, use o seu dedo médio para puxar para baixo a pálpebra inferior.
  5. Com as pontas do indicador e do polegar, aperte suavemente a lente para a puxar para baixo e afastar do olho. Não dobre nem agarre com mais força do que a necessária.
  6. Coloque a lente na palma da outra mão.

Já está! É mesmo fácil de fazer.

Limpar as lentes de contacto

O manuseamento e a limpeza incorretos das lentes de contacto são uma das causas principais de infeções oculares e outros problemas. Se não usa lentes de contacto descartáveis diárias, uma das melhores coisas que pode fazer para proteger os seus olhos e a sua visão é tornar a limpeza uma parte da sua rotina de remoção diária.

Limpar as lentes de contacto é rápido e simples. Tudo o que precisa de fazer é:

  • Depois de ter a lente na palma da sua mão, deite solução de limpeza nova na sua superfície.
  • Esfregue a lente com as pontas dos dedos durante 30 segundos.
  • Repita para o outro lado da lente.
  • Coloque a lente no estojo, cubra com solução nova e depois feche a tampa.

Com dificuldade em retirar as lentes de contacto?

 Eis alguns pontos a considerar:

  • As gotas re-humectantes ou lubrificantes podem tornar mais fácil levantar a lente do olho. Os olhos secos deixam a lente colar um pouco mais.
  • Pode haver um período de ajustamento quando está a começar a usar ou a trocar de lentes de contacto. Dê a si próprio tempo suficiente para retirar as lentes com calma sem se apressar.
  • Deslize a lente para a parte branca do olho, especialmente se está preocupado com o desconforto. Puxar a lente na direção da pálpebra inferior também pode ajudar a levantá-la da superfície do olho.
  • Se os bordos da sua lente colarem um ao outro, junte uma gota de solução de limpeza nova e esfregue suavemente até se separarem.

Se continuar a ter dificuldade em retirar as lentes de contacto, fale com o seu oftalmologista. Ele poderá recomendar ferramentas de remoção de lentes de contacto que podem ajudar a tornar o processo mais fácil. Em geral são pequenas ferramentas de aspiração ou pinças com pontas macias que ajudam a levantar a lente.

Lembre-se, todas as lentes de contacto acabam por ser delicadas e são também dispositivos médicos. Seguir as instruções dadas pelo seu oftalmologista e pelos fabricantes das suas lentes de contacto e da solução de limpeza é essencial para proteger a saúde dos seus olhos e da sua visão. Nunca inicie nem troque de lentes de contacto sem consultar o seu oftalmologista.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos