Comprar lentes de contacto não é a mesma coisa que comprar óculos para ler. Não é possível entrar simplesmente numa loja e experimentar alguns pares e decidir o que é melhor para si. As lentes de contacto são dispositivos médicos, que exigem que os utilizadores sigam um processo que envolve uma receita médica para as obterem.

As boas notícias…? Comprar lentes de contacto é muito fácil, exigindo muito pouco tempo — basta uma simples consulta com o seu oftalmologista.

Funciona assim:

Como é que posso comprar lentes de contacto?

Para explicar o processo completo, vamos partir do princípio de que não tem óculos. Vamos partir também do princípio de que precisa de lentes de contacto para corrigir a visão desfocada — como quando tem dificuldade em ler mensagens ou quando tem miopia e os objetos ao longe estão desfocados. 

Espere, preciso de óculos? Socorro!

Em primeiro lugar, descontraia. A nossa visão altera-se à medida que envelhecemos. Isto é normal. Tentar ignorar esta alteração na sua visão e fingir que não precisa de óculos ou de lentes de contacto pode causar dores de cabeça e tornar cada vez mais difícil chegar ao fim do dia. Quem é que precisa disso?

Comprar lentes de contacto pode ajudá-lo a desfrutar mais da vida uma vez que conseguirá ver claramente e, contrariamente à compra de óculos, ninguém ficará a saber caso decida manter as suas novas lentes de contacto em segredo.

Telefone para marcar um exame oftalmológico

Se não tem a certeza sobre o optometrista a quem deve telefonar, consulte os sites de opinião e pergunte aos seus amigos. Se quiser mais pistas para encontrar o oftalmologista certo para si, veja no nosso artigo as sugestões para encontrar um oftalmologista.

Pense sobre as lentes de contacto certas para si

Embora o seu optometrista tenha de tomar a decisão final sobre as lentes de contacto certas para si, a sua opinião também conta! Antes de ir fazer o exame oftalmológico, pense com que frequência gostaria de substituir as lentes de contacto por outras novas. As lentes de contacto diárias oferecem-lhe um novo par todos os dias. Isso significa que não há limpezas diárias nem necessidade de comprar solução para lentes de contacto, o que torna esta opção extremamente conveniente. 

O que acontece num exame oftalmológico para lentes de contacto?

Fazer um exame oftalmológico é fácil; é também algo que deve fazer uma vez por ano. Em geral, pode esperar que o seu oftalmologista examine a saúde dos seus olhos e lhe faça algumas perguntas. Veja o nosso artigo para uma análise mais pormenorizada dos exames oftalmológicos para lentes de contacto.

Onde comprar lentes de contacto?

Depois de ter a sua receita de lentes de contacto e de experimentar as lentes de contacto, está pronto para comprar as suas lentes de contacto.  Mas onde é que as vai comprar..? Deve comprar lentes de contacto on-line ou no consultório do oftalmologista? É consigo. Comprá-las no consultório do seu optometrista pode facilitar as coisas, uma vez que ele conhece as suas necessidades. No entanto, é livre de pesquisar preços on-line.

Mantenha-se fiel às fontes reconhecidas. Todas as pessoas gostam de poupar, mas não deixe que a promessa de lentes de contacto baratas o atraia para sites de leilões on-line com fontes duvidosas. Tentar poupar alguns cêntimos não vale a pena quando se trata da saúde dos seus olhos.   

Usar lentes de contacto pela primeira vez

Depois de começar a usar lentes de contacto, certifique-se de que segue os conselhos do seu oftalmologista sobre as lentes. Cumprir o programa de limpeza e substituição recomendado é muito importante. E é claro que precisa de aprender a colocar as lentes de contacto e a retirá-las. (Veja o nosso vídeo para saber a forma de colocar as lentes de contacto para facilitar as coisas.) 

Embora a compra de lentes de contacto envolva um pouco mais do que ir comprar pão e leite ao supermercado, é fácil e indolor. E quando tiver as lentes de contacto novas, vai adorar ver nitidamente o mundo à sua volta sem sacrificar a liberdade pessoal. 

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos