Como colocar as lentes de contacto é uma pergunta que todos os utilizadores, ou potenciais utilizadores, fazem quando se trata da primeira vez.

Se nunca o fez, o processo de aplicação poderá parecer um pouco estranho de início. É verdade que os nossos reflexos reagem ante qualquer objecto que se aproxima dos nossos olhos.

Mas descontraia. Colocar lentes de contacto é um processo fácil e estamos aqui para o ajudar e explicar todos os passos. É preciso praticar um pouco, mas em breve será capaz de o fazer facilmente.

Em primeiro lugar, tente não pensar que está a colocar lentes de contacto dentro dos olhos — não está. Está a colocar lentes de contacto sobre os olhos, onde elas assentam confortavelmente e o ajudam a ver de forma mais nítida. Vamos passar ao processo em si. Esta é provavelmente a forma mais fácil de colocar lentes de contacto.

Como colocar as lentes de contacto em cinco passos:

1. Lave as mãos.

Para se certificar de que não transporta acidentalmente pó, germes ou maquilhagem para a sua lente de contacto. Além disso, deverá utilizar um sabão neutro sem hidratantes ou perfumes. Passe bem as mãos por água e seque-as. Mais uma vez, isto destina-se a prevenir a transmissão de algo indesejado para os seus olhos. Agora vamos colocar as lentes de contacto.

2. Comece sempre pelo mesmo olho.

As suas lentes de contacto adaptam-se especificamente a cada olho, esquerdo ou direito. Tal como sucede com os seus sapatos, não pode trocá-las. Uma vez que as suas lentes de contacto terão um aspeto idêntico fora da caixa, comece pelo olho direito se for destro ou pelo olho esquerdo se for canhoto, assim será mais fácil evitar equívocos e trocas.

3. Retire cuidadosamente a lente da caixa.

Coloque a lente no seu dedo indicador. Olhe para ela. Está curvada para cima, como uma taça? Se estiver, óptimo! Limpe-a simplesmente com solução para lentes de contacto e está pronto para colocar as lentes e começar o seu dia.

4. Segure na pálpebra e coloque a sua lente de contacto.

Use a sua mão livre para segurar a pálpebra e coloque a lente. Muitas pessoas optam por desviar o olhar quando a lente de contacto vai em direcção ao olho. Pode fazê-lo ou também pode olhar diretamente para a lente. Qualquer das formas é correcta.

5. Pestaneje e sorria — já está!

É verdade. Pestaneje naturalmente e veja-se ao espelho. Está a ver como era fácil!

Falsos mitos sobre as lentes de contacto:

Vamos dedicar uns minutos a desconstruir alguns mitos sobre as lentes de contacto que dizem respeito à sua colocação e uso:

O que sucede se a minha lente de contacto deslizar para a parte de trás do olho?

Em poucas palavras, não desliza. É impossível. A membrana conjuntiva, que cobre a parte branca dos olhos, impede que isso aconteça.

O que sucede se as minhas lentes de contacto se colarem aos olhos e não saírem?

Não se preocupe. As suas lentes de contacto não colam como ventosas em miniatura. São concebidas para permanecer no olho e também para sair facilmente quando precisa de as retirar. Do mesmo modo…

As minhas lentes de contacto não vão estar constantemente a saltar dos meus olhos?

Essa é uma ideia talvez inspirada nos filmes antigos ou espetáculos de TV em que um personagem perdia uma lente de contacto rígida. Na realidade, é altamente improvável que aconteça com as actuais lentes de contacto moles.

Esperamos que estas sugestões para a colocação de lentes de contacto o ajudem com as suas lentes. Tal como sucede com quase todas as actividades novas, quanto mais praticar mais fácil será colocar as lentes de contacto. Em breve conseguirá fazê-lo sem pensar duas vezes.

Se precisar de ajuda prática, não hesite em perguntar ao seu profissional da visão. Ele terá todo o prazer em o ajudar pessoalmente e explicar todo o processo.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como aconselhamento médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos