Maio 01, 2021

O World Optometry Council e a CooperVision parceira para definir e promover o tratamento padrão para a progressão da miopia

 

MAIO, 2021 - O World Optoometry Council (WCO) e a CooperVision anunciaram uma parceria global para sensibilizar sobre a progressão da miopia e incentivar os profissionais da visão a adotar uma intervenção padrão para controlar a progressão.

 

"A miopia é provavelmente a epidemia mais comum que a comunidade de profissionais da visão enfrenta. No entanto, apesar do aumento da prevalência e gravidade e dos seus efeitos prejudiciais à saúde ocular, não existe uma actuação padrão para impedir a progressão da miopia. Isso é prejudicial para a profissão, para os nossos pacientes e para a saúde pública", disse Paul Folkesson, presidente do Conselho Mundial de Optometria. "Juntamente com a CooperVision, que contribuiu decisivamente para a criação da categoria de controlo da miopia ao longo da última década, podemos ter um impacto ainda maior fornecendo plataformas, ferramentas e suporte necessários para mais progressos."

 

A miopia faz com que os raios de luz se concentrem num ponto à frente da retina e não diretamente na sua superfície. Espera-se que afete a visão de aproximadamente 5 biliões de pessoas em todo o mundo até 2050, mais do dobro dos números atuais.1 A progressão da miopia tem sido associada a doenças oculares que ameaçam a visão na idade adulta, tais como cataratas, descolamento de retina, glaucoma e maculopatia miópica. 2

A definição e promoção da iniciativa conjunta do desempenho clínico padrão incidirá sobre abordagens baseadas em evidências, sem preconceitos em relação a uma metodologia específica de tratamento. Em muitos casos, certos sectores e países não tiveram muito acesso, nem abordaram ativamente as informações mais recentes relacionadas à intervenção precoce, ao controlo e correção da miopia. A parceria entre a WCO e a CooperVision criará um site global para incluir informações multilíngues e programação para o controlo da miopia, entre outros itens a serem anunciados separadamente nos próximos meses.

 

"O World Optometry Council e a CooperVision partilham uma visão de um planeta onde a miopia é efetivamente tratada e controlada, não só corrigida numa idade jovem", disse Gary Orsborn, optometrista e Vice-Presidente Global de Assuntos Clínicos, Médicos e Profissionais da CooperVision. "A WCO tem uma voz clara, retumbante e respeitada dentro da comunidade global dos profissionais da visão, e estamos muito satisfeitos em associar-nos a eles nesta questão tão importante."

 

###

 

1 Holden et al, - Global Prevalence of myopia and high myopia and temporal trends from 2000 through 2050. Ophthalmology 2016. 123(5):1036-1042

2 Flitcroft DI. The complex interactions of retinal, optical and environmental factors in myopia aetiology. Prog Retin Eye Res. 2012;31:622-60.