Maio 11, 2019

Equipa espanhola participa na Final de Estudante do Ano da CooperVision FORCE

 

Southampton, Reino Unido, 29 de maio 2019 – Marina Marí Ribas e Abel Martín González, licenciados pela Universidade Complutense de Madrid, figuravam entre os finalistas de toda a Europa e mais além que participaram no concurso de Estudante do Ano da CooperVision FORCE do presente ano.

 

O projeto de ambos, sob a orientação do Professor Jesús Carballo-Álvarez, considerou a variação das aberrações de baixa e alta ordem e o desempenho visual nas córneas irregulares quando adaptadas com lentes de contacto hidrófilas tóricas.

 

A final deste ano do FORCE (Future Ocular Research Creativity Event – Evento de Criatividade do Futuro da Investigação Ocular) realizou-se no Centro de Inovação da CooperVision em Budapeste, Hungria, de 10 a 11 de maio, com a participação de equipas de estudantes e docentes de onze países.

 

O título geral de Estudante do FORCE do Ano 2019 foi atribuído a Juliette Papin, estudante do terceiro ano do Institut Supérieur d’Optique (ISO) de Nantes, França.  O projeto de Juliette, com a supervisão de Brigitte Couture, avaliou a forma como as medidas de foria (estrabismo latente) foram afetadas em pacientes com Biofinity Energys®, em comparação com as lentes de contato multifocais Biofinity®.

 

Marianne Lindenberg e Cor Oosting-Klock da Hogeschool van Utrecht, Países Baixos, foram premiados com o segundo lugar pela sua investigação sobre o conteúdo e frequência das instruções de higiene das lentes de contacto dadas pelos profissionais de saúde da visão nos Países Baixos, enquanto Aniket Saha da Bharati Escola de Optometria Vidyapeeth, Pune, Maharashtra, Índia, foi galardoado com o terceiro lugar. O seu projeto considerou se as atuais lentes de contacto correspondem equitativamente às necessidades fisiológicas da córnea, tanto para homens como para mulheres.

 

Atribuiu-se ainda um reconhecimento a Tsvetelina Mihova e Radoslav Slavov, da Bulgária, pela presença em palco e trabalho de equipa.

FORCE é um concurso anual no âmbito das lentes de contacto, disputado pelos melhores estudantes de faculdades e universidades de toda a Europa, do Médio Oriente e de África. O concurso visa inspirar os estudantes a empenharem-se na excelência dos seus estudos e encorajá-los a desenvolver a sua base de conhecimentos profissionais e contactos em benefício das suas carreiras futuras.

 

Os participantes são convidados para ensaios clínicos ou relatórios de caso, específicos em termos de matéria relacionada com lentes de contacto, a serem avaliados em função das evidências e da importância do projeto, bem como em função da qualidade e clareza da apresentação final.

 

Os vencedores de cada país avançam para a final, com a oportunidade de se tornarem o Estudante do Ano FORCE, cujo prémio é um pacote completo de delegação, que inclui viagem e estadia, para assistir a uma reunião internacional de lentes de contacto e com a possibilidade de ter o seu projeto apresentado ou publicado.

 

As equipas e tópicos para a final do FORCE deste ano foram:

  • Tsvetelina Mihova e Radoslav Slavov, Universidade de Medicina, Bulgária Orientadores:  Andreev Jordan M.D. e Prof. Grupchera Christina

O Efeito das Lentes Multifocais Zonais com Design para ao Longe e ao Perto nos Parâmetros do Campo Visual

  • Beáta Kovačovicová, Universidade Masaryk, República Checa

Orientadores: D. Pavel Beneš, PhD e D. Gabriela Spurná

Valores comparativos da Reserva de Fusão Dependendo da Técnica de Exame Utilizada

  • Juliette Papin, Institut Supérieur d’Optique (ISO) Nantes, França.
  •  

Variação dos Padrões de Foria numa Comparação de Duas Lentes de Contacto:Adição vs. Efeito Convexo

  • Kathrin Stork, Ernst-Abbe-Hochschule, Jena, Alemanha

Orientadores: Prof. Wolfgang Sickenberger Dipl.-Ing. (FH) e Gunther Oesker M.S. Optom. (USA), Dipl.-Ing. (FH)

Registo do Tempo no Consultório de Lentes de Contacto de Especialistas de Grande Volume

  • Marianne Lindenberg e Cor Oosting-Klock, Hogeschool van Utrecht, Países Baixos

Orientadores: Dr Jan Roelof Polling, Annemarie Brouwer e Dr Mirjam van Tilborg

Higiene das Lentes de Contacto:A História Não Contada

  • Aniket Saha, Escola de Optometria Bharati Vidyapeeth, Pune, Maharashtra, Índia

Orientador: Professor Assistente Mr. Tonmoy Chottopadhyry

Lentes de Contacto Especializadas para Mulheres - Necessidade da Hora

  • Francesca Treso, Universidade de Salento, Itália
  •  

Modificação da Osmolaridade da Película Lacrimal com o Uso de Lentes de Contacto em Materiais Omafilcon A e Methafilcon A

  • Alina Korzeniowska, Universidade de Ciência e Tecnologia, Wroclaw, Polónia
  •  

Avaliação dos Fatores de Risco Ambiental para a Síndrome de Olho Seco

  • Marina Marí Ribas e Abel Martín González, Universidade Complutense de Madrid, Espanha
  •  

Variação da Qualidade Ótica em Córneas Irregulares Após Adaptação com Lentes de Contacto Hidrófilas Tóricas

  • Emma Lundström, Universidade Linnaeus, Kalmar, Suécia
  •  

Efeitos a Curto Prazo na Sensibilidade ao Contraste e a sua Correlação com o Excesso de Refração no Uso de Lentes de Contacto MiSight® Diárias

  • Christopher Burke, Universidade Tecnológica, Dublin, Irlanda
  •  

Uma Comparação de Regimes de Tratamento para a Infestação por Demodex Folliculorum de Folículos das Pestanas Humanas

 

 

A avaliar os projetos estiveram os investigadores e clínicos Pascale Dauthuile (presidente da Associação Francesa de Peritos em Lentes de Contacto, França), Elena García Rubio (Instituto Nacional de Optometria, Madrid, Espanha) e Dr. Eef van der Worp (Eye-Contact-Lens, Amesterdão, Países Baixos), juntamente com o presidente do painel, Professor James Wolffsohn (Universidade de Aston, Reino Unido).

A apresentar os prémios em nome do júri, o Professor Wolffsohn referiu que o padrão deste ano tinha sido muito elevado. "Tem sido uma competição maravilhosa e tentar escolher as nossas três primeiras apresentações revelou-se realmente difícil este ano".  Marina e Abel foram felicitados pelo seu formato de apresentação, pelo seu uso de referências e por terem um grande conhecimento sobre a literatura relacionada com o seu tema.

 

Em relação ao vencedor global, o Professor Wolffsohn elogiou Juliette pela sua apresentação, declarando: "A apresentação foi preparada de forma muito agradável, o projeto foi sólido e explicou muito bem o significado dos seus resultados".  Ao receber o prémio, Juliette salientou: "Estou tão orgulhosa de estar aqui e de ser a vencedora".  É uma grande oportunidade para a Optometria em França e espero que proporcione mais oportunidades para a minha carreira futura".  

 

O Professor Wolffsohn elogiou todos os finalistas e acrescentou "Este é o primeiro passo para uma carreira emocionante e estou entusiasmado por voltar a ver-vos a todos nos palcos por todo o mundo nos próximos anos".

 

Os Estudantes do Ano do FORCE 2018, Pablo Arlanzón Lopez e Laura Valencia Nieto, voltaram para descrever as suas experiências desde que ganharam o prémio. Neste momento estão a frequentar um Mestrado em Investigação e Ciência da Visão na Universidade de Valladolid, Espanha. Referindo-se às suas experiências, Laura disse: "A final FORCE encorajou-nos a continuar os nossos estudos e, após completarmos o nosso mestrado, esperamos continuar a nossa investigação no próximo ano com um doutoramento".  Pablo acrescentou: "Foi uma experiência verdadeiramente inesquecível; deu-nos a oportunidade de nos encontrarmos com outros finalistas e partilhar as diferentes formas e pontos de vista da prática e do estudo da optometria".  Como parte integrante do seu prémio, apresentarão as suas pesquisas na conferência do BCLA em Manchester.