Junho 01, 2019

Um trio de visionários do controlo da miopia foi premiado com o prestigiado Prémio da Indústria da British Contact Lens Association (BCLA) pelo trabalho de desenvolvimento, investigação e comercialização da inovadora lente de contacto MiSight® 1 Day da CooperVision. John Phillips, Stuart Cockerill e Paul Chamberlain foram escolhidos entre um painel de finalistas, em que todos tinham contribuído de forma incomensurável para a contactologia e foram galardoados no sábado à noite durante o jantar de gala que punha fim ao Congresso da BCLA.

Estima-se que a miopia, no ano de 2050, afete a visão e saúde ocular de aproximadamente 5.000 milhões de pessoas em todo o mundo1, mais do dobro da atual primeira causa de afetação da saúde ocular e visão. O crescimento da população afetada pela miopia atualmente provoca a necessidade de ir mais além do que proporcionar unicamente a correção da visão, para oferecer também métodos acessíveis e eficazes para diminuir a progressão da miopia em crianças e jovens.

Estes fatores levaram estes três pioneiros a desempenhar um papel importante no desenvolvimento e comercialização da lente de contacto MiSight® 1 Day2, utilizada agora por mais de 10.000 crianças em todo o mundo.

John Phillips

A história começou na universidade de Auckland (Nova Zelândia), onde o investigador John Phillips realizou os primeiros ensaios que demonstraram que a desfocagem miópica periférica imposta na retina atrasava o crescimento do olho. Iniciou estudos em humanos sobre o uso de óculos de monovisão em crianças, o que demonstrou que a desfocagem miópica periférica também poderia diminuir a taxa de progressão de miopia em crianças. John traduziu estes primeiros desenhos óticos experimentais numa lente de contacto de duplo foco, com dois planos de estímulo simultâneos: um focado na retina central, para corrigir a acuidade visual e outro criando deliberadamente uma desfocagem miópica simultânea na retina periférica, para atrasar a progressão da miopia.

A crença firma de John na sua tecnologia, justamente quando o mundo começava a despertar para a crescente prevalência da miopia, levou à adoção da tecnologia de duplo foco por parte da CooperVision. Agora, reconhecido internacionalmente como um pioneiro no desenvolvimento de desenhos óticos para retardar a progressão da miopia, continua a trabalhar neste desafio global como Investigador Principal no Laboratório de Miopia de Auckland, e como Professor Titular na Escola de Optometria e Ciências da Visão da Universidade de Auckland.

Stuart Cockerill

Em 2009, MiSight® 1 Day foi a primeira lente de contacto lançada para o controlo da progressão da miopia3. Nesse momento, as consequências patológicas da miopia eram menos conhecidas. Stuart Cockerill, da CooperVision, teve a previsão de iniciar o primeiro estudo clínico de três anos apoiado pela indústria4 para avaliar a eficácia do desenho de duplo foco em quatro países de três continentes: Canadá, Singapura, Reino Unido e Portugal. Este foi fundamental para demonstrar os benefícios do controlo da progressão da miopia para os profissionais da visão, assim como, para alinhar os interesses comerciais sobre a importância do controlo da progressão da miopia para a saúde e visão das crianças e jovens a longo prazo.

O estudo está a ser reconhecido como um ponto de referência na sua classe, com o seu desenho aleatório, controlado, paralelo e prospetivo. Agora no seu sexto ano, é o estudo clínico contínuo mais longo de utilizadores de lentes de contacto hidrófilas realizado em crianças. A base sólida e forte de evidências derivada do estudo clínico continua a informar os profissionais da visão que participam no controlo da miopia. Stuart é agora Chefe de Operações Comerciais Globais, Specialty EyeCare Division da CooperVision.

Paul Chamberlain

A terceira fase da evolução deste produto inovador foi encabeçada por Paul Chamberlain, como líder em Investigação e Desenvolvimento (I+D) da CooperVision para programas de controlo da progressão da miopia. Dirigiu a análise do estudo MiSight® 1 Day de três anos de duração, assegurando um enfoque rigoroso com dados robustos e replicáveis para a população de pacientes-alvo, assim como a idoneidade para respeitar as vias regulatórias essenciais. Apresentou os resultados dos cinco anos do estudo em Manchester durante a Conferência BCLA4. Ao compreender que o interesse nestes dados não tinha precedentes, os seus esforços certificaram que os resultados e a sua apresentação dariam resposta ao interesse demonstrado.

Paul também foi fundamental no uso dos dados do estudo para traduzir esta tecnologia inovadora à prática diária, destacando a informação e os conhecimentos para ajudar à implementação por parte dos profissionais da visão. O seu trabalho levou a uma compreensão mais profunda acerca dos princípios óticos que sustentam a tecnologia de duplo foco (dual focus). É o autor principal de uma próxima publicação do estudo clínico, que descreve os resultados dos três primeiros anos, além de liderar a continuação do estudo original para demonstrar a eficácia contínua, o benefício do tratamento a posteriori e a compreensão do efeito posterior ao tratamento, do ponto de vista da intervenção com dispositivos óticos. Paul é atualmente o Diretor de Programas de Investigação da CooperVision.

“O controlo da miopia foi descrito como a ”próxima revolução das lentes de contacto”, algo mais evidente que nunca na Conferência da BCLA deste ano. No entanto, é necessário inspiração, visão e dedicação para integrar a nova tecnologia num enfoque comercialmente viável” afirmou James Gardner, Vice-Presidente de Global Myopia Management da CooperVision. “A previsão e os anos de esforço de John, Stuart e Paul merecem o reconhecimento dos seus colegas e da indústria. No entanto, serão os primeiros a afirmar que a honra não é deles, mas sim de milhares de crianças que todos os dias beneficiam deste trabalho. Esta é a atitude que nos dá esperança de que realmente podemos alcançar um impacto, trabalhando junto aos profissionais da visão para enfrentar a miopia.”

# # #

1.Holden et al., Global Prevalence of myopia and high myopia and temporal trends from 2000 through 2050). Ophthalmology 2016. 123(5):1036-1042

2. As lentes de contacto MiSight® 1 Day atualmente estão disponíveis no Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria, Suíça, países Nórdicos, Singapura, Malásia, Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia. MiSight® 1 Day não está atualmente aprovada nos Estados Unidos da América.

3 Hong Kong, 2009.

4 Chamberlain P, Logan N, Jones D, Gonzalez-Meijome J, Saw S-M, Young G. Clinical evaluation of a dual-focus myopia control 1 day soft contact lens: 3-year results. 2016 American Academy of Optometry Annual Meetings and 5-year results. 2019 BCLA Clinical Conference & Exhibition.

Acerca de CooperVision

CooperVision, unidade de The Cooper Companies, Inc. (NYSE:COO), é é uma das empresas líderes mundiais no fabrico de lentes de contacto hidrófilas. A companhia produz uma gama alargada de lentes de contacto descartáveis mensais, quinzenais e diárias, todas elas com materiais e desenhos óticos avançados. A CooperVision tem uma tradição sólida na solução de alguns dos desafios mais difíceis da visão como o astigmatismo e a presbiopia; oferecendo a mais alargada gama de lentes de contacto esféricas, tóricas e multifocais. Através de uma combinação de produtos inovadores e focados no apoio aos profissionais, a empresa oferece uma nova forma de ver o mercado, criando vantagens reais para os clientes e utilizadores. Para obter mais informações, visite www.coopervision.pt

Acerca de The Cooper Companies

The Cooper Companies, Inc. (“Cooper”) é uma empresa internacional de dispositivos médicos cotada em bolsa na NYSE Euronext (NYSE: COO). A Cooper é uma empresa de Qualidade de Vida™ dedicada a aportar valor aos seus acionistas. Cooper opera através de duas unidades de negócio, CooperVision e CooperSurgical. A CooperVision oferece uma perspetiva refrescante no cuidado da visão com um compromisso de desenvolver uma vasta gama de produtos de alta qualidade para os utilizadores de lentes de contacto e prestação de apoio aos profissionais da visão. CooperSurgical tem o compromisso de melhorar a saúde das famílias com a sua carteira diversificada de produtos e serviços dirigidos à saúde feminina, a fertilidade e o diagnóstico. Com sede em Pleasanton, Califórnia, Cooper conta com cerca de 11.000 colaboradores e produtos que se comercializam em mais de 100 países. Para obter mais informação, por favor, visite www.coopercos.com

Contacto media

Miguel Angel Perez

miguel.perez@coopervision.com