A CooperVision junta-se à iniciativa da Academia Americana de Oftalmologia para tratar o problema mundial da miopia.
O programa envolve uma ampla coligação para evitar as consequências da miopia que ameaçam a visão nas crianças.
MARÇO, 2021 - Uma iniciativa anunciada recentemente pela Academia Americana de Oftalmologia, para proteger as crianças das consequências que ameaçam a visão quando se tem uma miopia elevada, atraiu um importante apoio financeiro da CooperVision. A empresa compromete-se a ajudar o financiamento do programa durante 5 anos como parte da sua liderança global no desenvolvimento de evidências científicas clínicas e formação que promova o controlo da miopia como um padrão nos cuidados de visão.
O esforço da Academia procura sensibilizar sobre o número crescente de crianças em risco de desenvolver uma elevada miopia e a eficácia de novas intervenções para desacelerar o crescimento deste problema visual muito comum e, portanto, as consequências que isso pode ocasionar e para a forma como poderiam ser evitadas. Uma miopia elevada aumenta o risco de doenças oculares que colocam em perigo a visão, como o descolamento da retina, glaucoma, as cataratas precoces e a maculopatia miópica; uma das principais causas de cegueira em todo o mundo.1
Os fatores genéticos e ambientais desempenham um papel fundamental na miopia. No entanto, o aumento da prevalência parece ser impulsionado pelos fatores ambientais, incluindo estar menos tempo ao ar livre. Também pode influenciar mais tempo despendido em atividades de visão de perto, como a utilização de dispositivos digitais.2,3,4
Os oftalmologistas Richard L. Abbott e Donald Tan lideram o grupo de trabalho da miopia juntamente com especialistas de renome em prevenção e tratamento da miopia, especialistas em saúde pública e representantes da Academia Americana de Médicos de Família, da Academia Americana de Optometria e da Academia Americana de Pediatria. O resultado deste plano de ação centra-se na educação, na investigação, na saúde pública e na promoção. O seu conteúdo destina-se a chegar à comunidade médica, aos responsáveis políticos e ao público em geral, e abordará os desafios criados pela progressão da miopia, o valor do tempo ao ar livre e o diagnóstico precoce.
"Há mais de uma década que a CooperVision está na vanguarda da luta contra a progressão da miopia. Sabemos que nenhuma organização, tratamento ou categoria de profissionais da visão pode abordar com eficácia o impacto sobre as crianças em todo o mundo. A colaboração é a resposta", disse Rajjev Garg,PhD, Diretor Global da Estratégia de Controlo da Miopia da CooperVision." Ao associarmo-nos à Academia Americana de Oftalmologia nesta nova iniciativa, poderemos alcançar um espectro mais alargado de profissionais da visão e pais que desempenham um papel essencial para melhorar a visão, a saúde ocular a longo prazo e a vida geral das crianças."
"As crianças precisam que atuemos agora, não há tempo a perder", disse o Dr. Abbott. "Aqueles que progridem para uma alta miopia têm um risco 50% maior de glaucoma, uma probabilidade 17% maior de precisar de cirurgia de catarata, e um risco 6 vezes maior de descolamento da retina e danos nela. O apoio da CooperVision ajudará o nosso trabalho com os responsáveis da saúde pública, pediatras, investigadores e outros envolvidos; para reduzir a taxa de incidência da miopia, promover intervenções baseadas em evidências científicas e retardar a progressão da miopia. Estamos entusiasmados com a sua cooperação e profunda dedicação ao assunto."
A CooperVision oferece uma variedade de opções de controlo da miopia para profissionais da visão em todo o mundo. As lentes de contacto hidrófilas MiSight® 1 day para o controlo da miopia são o primeiro produto aprovado pela FDA* que demonstrou retardar a progressão da miopia em crianças dos 8 aos 12 anos no início do tratamento e servir de base para o programa de controlo da miopia Brilliant Futures™ da empresa. As marcas de orto-k da CooperVision especializadas em saúde ocular incluem Paragon CRT® e CRT Dual Axis®, Proconea DreamLite® e GP Specialists. CooperCompanies e EssilorLuxottica assinaram recentemente um acordo de joint venture para acelerar a comercialização das lentes oftálmicas da empresa SightGlass Vision, que estão desenhadas para retardar a progressão da miopia nas crianças. A aprovação e disponibilidade de cada um depende das autoridades sanitárias de cada região ou país.
Além de patrocinar a iniciativa da Academia Americana de Oftalmologia, a CooperVision apoia outros esforços colaborativos centrados na miopia em todo o mundo, incluindo os programas da Global Myopia Awareness Coalition e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.
* Comparado com uma lente de contacto monofocal durante 3 anos.
1. Tideman JW et al. Association of axial length with risk of uncorrectable visual impairment for Europeans with myopia. JAMA Ophthalmol. 2016; 134:1355-1363.
2. Xiong S, Sankaridurg P, Naduvilath T, Zang J, Zou H, Zhu J, Lv M, He X, Xu X. Time spent in outdoor activities in relation to myopia prevention and control: a meta-analysis and systematic review. Acta Ophthalmol. 2017 Sep;95 (6):551-566. doi: 10.1111/aos.13403. Epub 2017 Mar 2. PMID: 28251836; PMCID: PMC5599950.
3. Huang HM, Chang DS, Wu PC. The Association between Near Work Activities and Myopia in Children-A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS One. 2015 Oct 20;10(10): e0140419. doi: 10.1371/journal. pone.0140419. PMID: 26485393; PMCID: PMC4618477.
4. Lanca C, Saw SM. The association between digital screen time and myopia: A systematic review. Ophthalmic Physiol Opt. 2020 Mar;40(2):216-229. doi: 10.1111/opo.12657. Epub 2020 Jan 13. PMID: 31943280.
Indicações de utilização: As lentes de contacto hidrófilas diarias MiSight® 1 day (omafilcon A) são indicadas para a correção da miopia e retardar a progressão da miopia em crianças com olhos saudáveis, que no início do tratamento têm entre 8 e 12 anos e uma refração entre -0,75 e -4,00 dioptrias (equivalente esférico) com ≤ 0,75 dioptrias cilíndricas. A lente deve ser descartada após cada utilização.