• Retirar as suas lentes de contacto

Enquanto segue estes passos, lembre-se de ir devagar e de ser cuidadoso. Tal como quando coloca as lentes, comece sempre do mesmo lado, direito ou esquerdo. Isso ajuda a evitar trocar as lentes direita e esquerda.

E lave sempre as mãos primeiro!

Passo 1:
Fique de pé em frente de um espelho bem iluminado.

Passo 2:
Olhe para cima.

Passo 3:
Usando a sua mão não dominante, levante a pálpebra superior afastando-a do olho com o dedo indicador.

Passo 4:
Com a mão dominante, use o seu dedo médio para puxar a pálpebra inferior para baixo.

Passo 5:
Com as pontas do indicador e do polegar, aperte suavemente a lente para a puxar para baixo e afastar do olho. Não aperte com tanta força que dobre ou agarre.

Passo 6:
Coloque a lente na palma da outra mão e feche ligeiramente essa mão. Coloque solução única para lentes de contacto nova sobre a superfície da lente. Ver "Cuidar das suas lentes de contacto" para mais pormenores sobre como limpar e desinfetar as suas lentes.

Passo 7:
Se estiver a usar lentes de contacto próprias para serem usadas durante vários dias antes de serem substituídas, certifique-se de que as coloca num estojo que tem as letras “E” para esquerda e “D” para direita claramente marcadas, para não as misturar. Siga as instruções que acompanham a solução de limpeza e desinfeção.

Já falta pouco para ser um verdadeiro profissional de lentes de contacto. Mas no caso de precisar de alguma ajuda ao princípio, estas sugestões podem facilitar a remoção das suas lentes de contacto:

  • Se a lente for difícil de tirar, experimente colocar algumas gotas hidratantes no olho. Os olhos secos podem dificultar a remoção das lentes.
  • Deslizar a lente na direção da parte branca do olho e/ou na direção da pálpebra inferior pode facilitar a remoção. A lente e a parte colorida do olho têm a mesma forma, o que ajuda a lente a manter-se no seu lugar. Mover a lente na direção da parte branca do olho pode ajudar a separá-la do olho para facilitar a remoção.
  • É preciso algum tempo para nos habituarmos às lentes novas. Não se apresse. Demore o tempo que for necessário ao retirar as lentes novas ao princípio.
  • Se os bordos da sua lente colarem um ao outro, junte uma gota de solução para lentes de contacto nova e esfregue suavemente a lente na palma da mão até os bordos se separarem.