• Perguntas frequentes

Mitos e factos – Perguntas frequentes sobre lentes de contacto

Posso ir nadar com as lentes postas? E tomar um duche?

Não. Mesmo a piscina mais limpa pode conter germes e isso duplica no caso de banhos quentes, lagos, rios ou o mar. Mesmo a água da torneira pode conter micróbios. Os germes e as lentes de contacto são uma má combinação que pode resultar em infeções, irritação e mesmo úlceras nos olhos.

Posso utilizar água para limpar as lentes?

Não. Ver acima os perigos de contaminação ao utilizar outras coisas que não seja a solução para lentes de contacto nas suas lentes.

As minhas lentes de contacto podem perder-se atrás do olho?

Não. A estrutura do olho faz com que tal seja impossível. Às vezes poderá ter dificuldade em encontrar a lente se esta se deslocar para baixo da pálpebra superior, mas normalmente basta um espelho bem iluminado, pestanejar um bocado e um pouco de paciência para a retirar cuidadosamente para resolver a situação.

O que devo fazer se deixar cair a minha lente de contacto?

Limpe e desinfete sempre muito bem a lente de contacto com solução para lentes de contacto nova se tiver caído no chão ou na sua roupa. Ao retirar as lentes, fique perto de um lavatório ou de uma mesa para poder encontrar facilmente a lente se a deixar cair. Lembre-se de fechar primeiro o ralo do lavatório. Colocar um pano ou toalha de cor escura no lavatório antes de começar pode ajudá-lo a encontrar uma lente caída.

Como é que sei se a minha lente de contacto está do avesso?

Coloque a lente no seu dedo indicador. Olhe para ela. Está côncava e curvada para cima, como uma taça? Se estiver, ótimo! Se estiver alargada (convexa) e os bordos dobrados para fora na direção do seu dedo, a lente está do avesso.

O que devo fazer se as lentes de contacto começarem a fazer os meus olhos arder ou doer?

Às vezes isto pode ser um sinal de que algo está errado, mas também pode ser apenas qualquer coisa retida dentro da lente. Retire a lente e limpe-a e desinfete-a muito bem. Se continuar a sentir desconforto depois de voltar a colocar a lente, retire-a e inspecione-a cuidadosamente. Pode haver um rasgão ou alguma coisa retida mesmo após a limpeza. Se assim for, deite fora essa lente e experimente uma nova. Se sentir desconforto nos olhos mesmo depois de ter seguido estes passos ou quando não está a usar lentes de contacto, pare de usar as lentes e consulte imediatamente o seu profissional da visão.

Posso usar lentes de contacto se usar óculos progressivos?

Sim. As lentes de contacto estão disponíveis em graduações chamadas “multifocais”. Ajudam as pessoas que necessitam de correção da visão para distâncias ao perto e ao longe.

Durante quanto tempo posso usar as minhas lentes de contacto sem as retirar?

Siga sempre os conselhos que o seu profissional da visão lhe dá quanto ao programa de uso das suas lentes de contacto. Nunca tente usar as suas lentes de contacto durante mais tempo do que o prescrito. É mau para a saúde dos seus olhos e para o desempenho das lentes.

Posso continuar a usar maquilhagem se usar lentes de contacto?

Sim. Só tem que ter cuidado ao aplicar ambas. Coloque as lentes de contacto primeiro para que os óleos ou resíduos da sua maquilhagem não sejam transferidos para as lentes a partir dos dedos. E lembre-se — lave sempre as mãos primeiro!

As lentes de contacto lesionam os meus olhos?

Milhões de pessoas usam lentes de contacto com segurança todos os dias. Com os cuidados e manuseamento corretos das suas lentes, deve conseguir usá-las sem dificuldades. Mas as lentes de contacto são dispositivos médicos e só podem ser prescritas e dispensadas por um profissional da visão autorizado. Nunca use lentes de contacto de qualquer tipo sem falar primeiro com o seu profissional da visão e obter uma receita.

Posso dormir com as lentes postas?

Nem todas as lentes de contacto são aprovadas para uso prolongado ou noturno. Consulte o seu profissional da visão para esclarecer o programa de uso que lhe foi receitado.

Posso usar colírios?

Só gotas hidratantes simples; não utilize colírios contra a vermelhidão vendidos sem receita médica enquanto estiver a usar lentes de contacto. Procure gotas que indiquem que são especificamente para utilizadores de lentes de contacto ou peça ao seu profissional da visão para as recomendar.

Qual é a solução para lentes de contacto que devo utilizar?

Procure uma solução para lentes de contacto que diga “única” no rótulo. Estes tipos de soluções limpam e desinfetam as lentes.