• Cuidar das suas lentes de contacto

Limpar e desinfetar as suas lentes de contacto com solução única.

Limpar e desinfetar as suas lentes é uma das coisas mais importantes que pode fazer. O manuseamento e a limpeza incorretos das lentes de contacto são uma fonte importante de infeções oculares e outros problemas. Por esse motivo, faça da limpeza e desinfeção das suas lentes uma parte da sua rotina diária quando as retirar ao fim do dia.

É evidente que se tiver escolhido lentes descartáveis diárias pode saltar tudo isto!

Passo 1:
Depois de retirar a lente e mantendo-a na palma da mão, feche ligeiramente a mão e coloque solução para lentes de contacto nova sobre a superfície da lente. Siga as instruções da solução única para saber quantas gotas deve utilizar.

Passo 2:
Esfregue a lente nesta pequena porção de solução de limpeza. Siga as instruções da solução única para saber durante quanto tempo deve esfregar e enxaguar as lentes. Certifique-se de que limpa os dois lados da lente.

Passo 3:
Coloque a lente no estojo, cubra-a com mais solução para lentes de contacto nova e feche a tampa. Deve seguir as instruções da solução única quanto ao tempo que é necessário deixar as lentes de molho para as desinfetar.

E é tudo! Mantenha sempre as lentes no estojo e cobertas com solução para lentes de contacto nova quando não está a usá-las.

Cuidar das suas lentes

As lentes de contacto são delicadas, mas também são dispositivos médicos de elevada precisão. Tem de as tratar com um certo cuidado para obter o máximo delas. 

  • Use sempre as lentes de acordo com o programa prescrito pelo seu profissional da visão. Tentar esticá-las para as usar durante mais tempo é mau para as suas lentes e para os seus olhos.
  • Seja cuidadoso! As atuais lentes de contacto moles podem rasgar. Se uma das suas se rasgar, deite-a fora. Ao manusear as suas lentes, não as aperte e esteja atento a tudo o que as possa rasgar, como jóias ou unhas.
  • Use uma solução para lentes de contacto nova todas as vezes. Água não. Solução usada não. E definitivamente a sua saliva não. Utilizar apenas solução nova minimiza o risco de entrada de germes e outros contaminantes nas suas lentes.
  • Esfregue e enxague, mesmo nos chamados sistemas de limpeza “sem necessidade de esfregar”. Seguindo as instruções da solução para lentes de contacto, limpe e desinfete as lentes em solução nova, enxague em solução nova e depois esfregue e enxague novamente em mais solução nova. Os estudos de investigação mostram que esta continua a ser a melhor maneira de as manter limpas. Se estiver a utilizar uma solução que contenha peróxido, siga sempre as instruções e leia as advertências e precauções no frasco ou na caixa. Nunca ponha solução de peróxido diretamente no olho.
  • Enxague o estojo das lentes com solução para lentes de contacto após cada utilização, depois deixe-o sem tampa e virado ao contrário num local limpo e seco quando estiver a usar as suas lentes. A American Optometric Association recomenda a substituição do estojo a intervalos de três meses.

E como sempre, o seu profissional da visão é a melhor fonte de informação e ajuda. Siga sempre as suas instruções, bem como o folheto de instruções que acompanha as lentes, as instruções do estojo e as instruções da solução para lentes de contacto. Todas elas funcionam em conjunto para manter as suas lentes e os seus olhos na melhor forma possível.