• Como colocar as lentes de contacto

Antes de colocar as lentes pela primeira vez:

• Mantenha sempre os seus óculos consigo. Às vezes poderá necessitar que os seus olhos descansem das lentes de contacto e quer ter os seus óculos à mão.

• Tenha uma reserva de solução para lentes de contacto. Não espere até ao fim do dia para constatar que a solução acabou. E nunca utilize água para limpar as lentes! Pode contaminá-las e lesionar os seus olhos.

• Lave sempre as mãos com um sabão simples e seque-as bem primeiro. Tal irá tornar as suas lentes mais fáceis de manusear e impedir que sejam manchadas ou contaminadas com germes. Procure um sabão que diga “sem óleo”.

• Não ignore o desconforto. Se a sua lente causar dor, tal pode significar que há partículas de sujidade na lente ou outro problema. Retire sempre a lente, limpe-a e desinfete-a e verifique se tem riscos ou rasgões antes de voltar a colocá-la.

5 passos para colocar as suas lentes

Passo 1:
Lembre-se de lavar sempre as mãos primeiro.

Lavar as mãos com um sabão sem óleo pode impedir os germes de chegarem às suas lentes e também ajuda a mantê-las sem manchas ou película oleosa.

Passo 2:
Comece pelo mesmo olho todas as vezes.

Tal como as lentes dos seus óculos, as lentes de contacto esquerda e direita são feitas de forma diferente para lhe proporcionar a melhor correção da visão possível para cada olho. Comece sempre com a mesma lente todas as vezes para não as trocar acidentalmente. Sugestão: Se for destro, comece com a lente direita. Se for canhoto, comece pela esquerda.

Passo 3:
Retire cuidadosamente a lente da caixa.

Coloque a lente na extremidade do seu dedo e segure-a contra a luz de modo a vê-la perfeitamente. Está curvada para cima como uma taça? Então pode continuar! Verifique se tem rasgões ou riscos, limpe-a e desinfete-a com solução para lentes de contacto e está pronto.

Passo 4:
Coloque a lente.

Use a sua mão livre para segurar a pálpebra superior. Use o dedo médio da mão que está a segurar a lente para puxar a pálpebra inferior para baixo. Segurando a lente na ponta do dedo indicador, coloque-a no olho. Uma vez colocada, olhe de um lado para o outro para posicionar a lente sobre a parte colorida do olho. Certifique-se de que a lente está confortavelmente assente no olho, para não saltar.

Passo 5:
Agora pestaneje e chegou ao fim.

Pestaneje naturalmente e veja-se ao espelho. Se tudo parecer bem e se sentir bem, desfrute da sua visão clara sem óculos e faça o que tem a fazer durante o dia!

Colocar as lentes de contacto não é uma coisa que se faça naturalmente de início. Se tiver dificuldades, lembre-se destas sugestões:

• As lentes de contacto podem ser pegajosas. Se a ponta do seu dedo estiver molhada, a lente pode colar-se a ela em vez de se colar ao olho. Tente secar o dedo no pulso para a lente se soltar facilmente. Por outro lado, se o seu olho estiver seco, a lente pode não se colar a ele. Use 1 ou 2 gotas hidratantes nos olhos e tente colocar novamente a lente.

• Certifique-se de que mantém os dois olhos abertos enquanto coloca as lentes. Fechar um olho pode ser tentador enquanto tenta focar-se no que está a fazer, mas os seus olhos funcionam em conjunto. Fechar um olho faz com que o outro estreite, deixando menos espaço para colocar a lente.

• Preste atenção ao que os seus olhos lhe dizem. O desconforto pode ser um sinal de que a lente não está bem colocada, que há alguma sujidade na lente ou que o olho não está a receber a quantidade de oxigénio de que necessita. Se sentir desconforto, retire a lente, verifique se tem rasgões ou riscos, depois limpe-a e desinfete-a e volte a colocá-la. Se o desconforto persistir, pare de usar as lentes e fale com o seu profissional da visão.