Abril 16, 2025

A iniciativa de neutralidade em plástico da CooperVision atinge o marco notável de 500 milhões de garrafas recolectadas dos ocêanos. A parceria de sustentabilidade inovadora celebra impactos de longo alcance em pessoas + planeta

ROCHESTER, Nova Iorque, 15 de abril de 2025. A CooperVision anunciou hoje um marco significativo na sua iniciativa pioneira de neutralidade em plástico.1 O programa multicontinental, em colaboração com a Plastic Bank®, profissionais de saúde ocular e utilizadores de lentes de contacto, impediu até agora que o equivalente a mais de 500 milhões de garrafas de plástico entrassem nos ocêanos.*2

 

“Estamos entusiasmados por celebrar este feito incrível antes do Dia da Terra. Os profissionais de saúde e os utilizadores que escolhem lentes de contacto neutras em plástico da CooperVision têm sido fundamentais para este impacto tão grande e estamos orgulhosos por termos feito parcerias com eles e com a Plastic Bank para ajudar pessoas + planeta”, disse Aldo Zucaro, diretor sénior de responsabilidade empresarial da CooperCompanies. “Cada garrafa recolhida evita que os resíduos de plástico poluam os nossos ocêanos e a terra, ajudando a proteger os ecossistemas e a vida selvagem. 500 milhões de garrafas é um marco fabuloso. Se as colocássemos em fila, teríamos dois círculos e meio à volta da Terra.”

 

Através da parceria com a Plastic Bank, a CooperVision financiou a recolha e reciclagem de plástico destinado ao oceano equivalente ao peso do plástico utilizado numa gama de lentes de contacto hidrófilas abrangidas, incluindo lentes, blisters e componentes da embalagem, que são vendidas e distribuídas em 34 países da América, Europa e Ásia‑Pacífico.†3

 

“Embora o feito deva ser celebrado, esse não é o nosso objetivo final. Estamos sempre à procura de formas de fazer mais”, continuou Aldo Zucaro. “Esta jornada é contínua e estamos entusiasmados com o que o futuro nos reserva. Juntos, podemos fazer uma diferença ainda maior para as pessoas + planeta.”

 

Para além dos benefícios ambientais, a iniciativa de neutralidade em plástico da CooperVision melhora as vidas dos membros de recolha da Plastic Bank em centenas de comunidades costeiras.2 Em troca dos resíduos plásticos que acabariam no oceano e que eles recolhem, os locais recebem créditos para a compra de bens e serviços, incluindo saúde, seguro de trabalho e vida, conetividade digital, vales de mercearias, materiais escolares e muito mais.4 A CooperVision também fornece rastreios de visão e vouchers para exames oftalmológicos gratuitos e óculos para membros de recolha elegíveis da Plastic Bank.3

 

Como fabricante líder de lentes de contacto, a CooperVision trabalha continuamente para minimizar o seu impacto ambiental e operar de forma mais sustentável em todo o mundo. Isto inclui esforços que vão muito além da neutralidade em plástico. A empresa tem um forte historial de fabrico e operações sustentáveis, resultando em esforços de conservação premiados em Porto Rico5 e prestigiadas certificações de sustentabilidade em Porto Rico, Costa Rica, Espanha, Reino Unido e EUA. ‡§6,7 No centro da plataforma de sustentabilidade da CooperVision está o seu compromisso de criar com intenção e promover a inovação como forma de cuidar de pessoas + planeta.

 

* A CooperVision, através da sua colaboração com a Plastic Bank, recolheu e converteu aproximadamente 9,9 milhões de kg de plástico destinado a cursos de água até março de 2025. Utilizando a métrica da Plastic Bank de 1 kg de plástico, equivalem a 50 garrafas padrão de 202 mm, que será o equivalente a aproximadamente 497 milhões de garrafas de plástico que não vão chegar aos ocêanos.

† O plástico utilizado nos produtos de lentes de contacto hidrófilas abrangidos da CooperVision é determinado pelo peso do plástico no blister, na lente e na embalagem secundária, incluindo laminados, colas e fatores de produção auxiliares (por exemplo, tinta). A determinação não inclui o plástico utilizado durante o processo de fabrico destes produtos e das suas embalagens.

‡ A CooperVision alcançou a Certificação do Programa de Zero Resíduos para seis das suas instalações de fabrico e distribuição globais (Juana Diaz em Porto Rico, Alajuela na Costa Rica, Delta Park e Mount Park no Reino Unido e Scottsville e West Henrietta em Nova Iorque), refletindo o respetivo sucesso na prevenção ou desvio de resíduos dos aterros. A Certificação do Programa de Zero Resíduos é obtida através da SCS Global Services, líder internacional em certificação, validação e verificação de sustentabilidade ambiental por terceiros.

§ A CooperVision tem 8 instalações em 4 países e na ilha de Porto Rico com certificação LEED® ou BREEAM®. LEED: Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental). BREAM: Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology (Metodologia de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Investigação de Edifícios).

 

Referências

1 Dados CVI em arquivo, 2021, Contrato com a Plastic Bank 2020‑2020. 

2 Dados CVI em arquivo a partir de 03/2025.

3 Dados CVI em arquivo, 2024. 

4 How Plastic Bank Works. A Social Fintech | About Us | Plastic BankAcedido a 18 de março de 2025.

5 CooperVision. CooperVision Production Site Receives Environmental Sustainability and Occupational Health & Safety Honors (O local de produção da CooperVision recebe uma distinção em termos de sustentabilidade ambiental e de saúde e segurança no trabalho). https://coopervision.com/our-company/news-center/press-release/coopervision-production-site-receives-environmentalAcedido a 18 de março de 2025.

6 Certificados da SCS Global Services n.º SCS-ZW-0008, SCS-ZW-0011, SCS-ZW-0012, SCS-ZW-0014, SCS-ZW-0018, SCS-ZW-0019.

7 Dados CVI em arquivo, 2024. Conselho de Construção Verde dos EUA. Estabelecimento de Investigação de Edifícios.