Os seus olhos estão mais húmidos do que deveriam?

Se tem olhos vermelhos e lacrimejantes, a causa pode ter diversas origens. Se a origem for uma substância irritante externa, a reação dos seus olhos pode ser completamente normal.

As lágrimas ajudam a acalmar os seus olhos, mantendo-os lubrificados. Se estiver num ambiente de pó ou fumo, os seus olhos defendem-se criando uma barreira de lágrimas. Mas o que se passa se tem os olhos constantemente a lacrimejar, mesmo quando muda de ambiente?

Vamos ver as causas possíveis disto e aquilo que pode fazer para ajudar.

Causas de olhos lacrimejantes 

Se tem olhos vermelhos e lacrimejantes, uma das primeiras causas pode ser uma alergia. Mesmo que nunca tenha tido alergias em criança, os nossos organismos mudam à medida que envelhecemos e aquilo que está bem num ano, pode mudar no seguinte.

Uma alteração no seu ambiente pode também desencadear uma reação alérgica.

Isto não implica necessariamente mudar para uma zona cheia de pólen ou tasneira; a causa pode ser mais subtil. Faça a si próprio estas perguntas:

  • Mudou recentemente para uma casa nova?
  • Um dos seus amigos arranjou recentemente um novo animal de estimação?
  • Tem um emprego novo?

Cada um destes fatores poderia trazer novas substâncias irritantes para os seus olhos.

Uma nova casa ou apartamento — mesmo que esteja aparentemente muito limpo — pode estar a esconder algo que faça os seus olhos lacrimejar. Pode ter um novo local de trabalho no escritório onde o ar sopre na direção dos seus olhos, secando-os e fazendo com que trabalhem mais para manter o nível de humidade certo. E o novo animal de estimação de um amigo pode estar a trazer pequenos vestígios de pelo para os seus olhos — mesmo que não vá a casa desse seu amigo.

Se nenhuma destas é a sua situação, existem outras possibilidades para os seus olhos excessivamente lacrimejantes. A idade tem de ser considerada.

Tratamento para os olhos lacrimejantes: O que pode fazer

À medida que envelhecemos, a qualidade das nossas lágrimas diminui. As lágrimas são mais do que apenas água. O nosso organismo cria uma mistura para manter os nossos olhos lubrificados. Se os seus olhos não estiverem a receber a humidade de que necessitam, podem tentar compensar formando lágrimas, o que provoca os olhos lacrimejantes.

Se este for um problema crónico, o seu médico pode informá-lo das opções que poderão ajudar. Tomar medidas é importante.

A razão para os seus olhos lacrimejantes pode derivar de algo fácil de resolver portanto não há motivo para adiar a resolução. Mesmo que o seu problema necessite de cirurgia, é geralmente um procedimento ambulatório. Porque não resolver isso já e aproveitar a vida?

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos