As cataratas turvam as lentes dos nossos olhos, o que torna mais difícil ver com clareza. Isto pode ocorrer quando as proteínas se acumulam e formam uma camada turva na lente.

Como deve provavelmente imaginar, isto reduz a quantidade de luz que consegue entrar.

Imagine que é como se fosse a condensação que se forma na lente de uma câmara e que torna mais difícil obter uma imagem clara.

Sintomas da catarata

Uma pessoa com cataratas pode ter problemas a conduzir à noite e pode ver halos em redor dos faróis dos carros que vêm de frente. Este brilho pode também acontecer durante o dia bem como a "visão turva" de que falámos.

As cataratas muitas vezes demoram a formar-se e é por isso que as associamos às gerações mais idosas. Contudo, podem formar-se até em recém-nascidos.

Procedimentos de cirurgia às cataratas

A cirurgia às cataratas pode parecer um pouco assustadora ao princípio, mas é extremamente comum e pode ser efetuada como um procedimento ambulatório. Terá de falar com um oftalmologista (um médico de olhos que faça a cirurgia) sobre as suas opções e sobre o que é recomendado para si.

É feita com anestesia local e poderá ser utilizado um ultra-som para romper a catarata para que possa ver novamente com clareza. Apesar de se tratar de uma cirurgia e não de um dia descontraído na praia, este processo é geralmente rápido e fácil.

Noutros casos pode ser inserida uma lente artificial. Se tiver cataratas em ambos os olhos, conte com duas cirurgias, para que um dos olhos possa sarar completamente antes de se operar o outro.  De novo, o seu oftalmologista pode dar mais conselhos sobre as suas necessidades específicas.

Prevenção das cataratas

Informações do Nurses’ Health Study revelaram que uma alimentação saudável com bastantes vitaminas C e E, bem como luteína e zeaxantina, pode ajudar a prevenir as cataratas.

Por isso, dizer que sim a vegetais de folhas verdes frescos e dizer que não a um cigarro pode ajudar a atrasar a formação de cataratas de acordo com este e outros estudos.

Isto significa que comer muitas couves inverte completamente as cataratas existentes? Não. Para isso terá de consultar o seu oftalmologista. Contudo, as couves e os espinafres bem como as folhas de mostarda podem ajudar proativamente contra a formação de cataratas.

Se já tem cataratas, fale com o seu oftalmologista para saber qual a melhor solução para si. Ele poderá aconselhar esperar pela cirurgia. Caso contrário não há motivo para adiar o prazer de ter uma visão clara. O procedimento é relativamente simples e comum.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos