A hipermetropia, ou dificuldade em ver ao perto, é um termo comum que descreve uma visão desfocada dos objetos próximos mas que é clara quando olha à distância.

Assim, ver televisão pode ser um problema, mas ler uma indicação na auto-estrada provavelmente não é. Isso é hipermetropia — ver as coisas com clareza quando estão longe. É o oposto da miopia. (Leia mais sobre miopia.)

Hipermetropia ou presbiopia…? Vamos descobrir.

Se acha que tem sintomas de hipermetropia, vamos primeiro fazer um trabalho de detetive. O problema pode ser aquilo que os optometristas chamam “presbiopia.” Muitos dos sintomas são exatamente os mesmos (por exemplo, visão desfocada ao ler um objeto perto e visão clara à distância).

A principal diferença entre presbiopia e hipermetropia é a sua idade. Se tem mais de 40 anos e começou a notar que os seus olhos não focam quando lê um texto mais pequeno — especialmente quando há pouca luz como num restaurante — provavelmente tem presbiopia, não hipermetropia.

Ambos os problemas de visão são bastantes comuns e facilmente corrigidos; exigem apenas tipos diferentes de óculos ou de lentes de contacto. Confirme com o seu oftalmologista. (Pode também ler mais sobre presbiopia.)

O que provoca a hipermetropia?

A dificuldade em ver ao perto pode ter diversas causas, mas a hereditariedade é provavelmente a culpada.

Se tiver dificuldade em ver ao perto, a luz que entra nas suas pupilas não se foca corretamente na sua retina. Isto pode acontecer por os seus olhos serem mais pequenos do que o normal e assim as imagens focam-se ligeiramente atrás da retina. Isto faz com que o jornal que tem nas mãos fique desfocado, enquanto tudo o resto que está à distância está bem.

Como corrigir a dificuldade em ver ao perto

Existe cura para a hipermetropia…? Não existe um comprimido mágico que possa tomar, mas existem várias outras opções.

Lentes de contacto para hipermetropia

As lentes de contacto esféricas corrigem visão desfocada com hipermetropia. Considere todas as suas opções, como com que frequência gostaria de mudar de lentes de contacto ou durante quanto tempo as vai usar num dia. 

Óculos graduados

Os óculos são outra opção para corrigir a hipermetropia. É uma questão de estilo a escolha entre lentes de contacto e óculos. Pense nas opções de ambos.

Cirurgia a laser para o olho

O LASIK é também uma opção para a hipermetropia. Um oftalmologista usa um laser para dar forma a parte da sua córnea. Ao considerar esta opção, pense também no custo. Nem todos os planos de seguros cobrem o LASIK. Contacte a sua seguradora e pergunte o que a sua apólice cobre.

Tal como aprendemos, a hipermetropia é muito comum e fácil de corrigir. Se tem dificuldade em ler um texto em letra pequena ou se a sua visão fica ligeiramente desfocada quando olha para alguma coisa ou alguém ao perto, consulte um oftalmologista. Ele irá avaliar a sua visão e as opções.

E é um processo indolor que não lhe levará muito tempo.

Ao contrário de um mal-estar temporário como uma constipação, a hipermetropia não desaparece sem alguma forma de ação corretiva. Porquê viver a sua vida sem uma visão clara?

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos