O seu optometrista disse-lhe que tinha astigmatismo? Se calhar trata-se de um membro da família ou está a sentir sintomas de astigmatismo, como visão desfocada, quando olha para objetos tanto ao perto como ao longe.

Se vê desfocado quando está a ler, não é o único. O astigmatismo é um problema muito comum. Já deve ter ouvido o termo muitas vezes. Mas o que é exatamente?

Como se fica com astigmatismo?

Em termos simples, o astigmatismo é um problema derivado de uma córnea ou lente que se estendeu para um formato irregular.

Em vez de terem uma forma redonda, as córneas das pessoas com astigmatismo são muitas vezes oblongas. Isto provoca um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos. Em resultado disto as imagens ficam desfocadas.

As crianças e os adultos com astigmatismo podem sentir dificuldade em ler um texto ou em ver pequenos detalhes em objetos tanto ao perto como ao longe.

Ninguém sabe ao certo a origem. Mas apesar de poder haver diferentes causas de astigmatismo, uma delas é geralmente a responsável: hereditariedade. Se tiver visão desfocada, veja a sua árvore genealógica. Os seus pais e outros parentes provavelmente também têm.

O astigmatismo é sempre herdado? Não, por vezes um trauma no olho pode desencadeá-lo. Existe também o queratocone, um problema que faz com que a córnea fique em forma de cone. Isto causa um astigmatismo mais grave que poderá necessitar de lentes de contacto especiais ou cirurgia, mas também é mais raro.

Quer o seu astigmatismo seja ligeiro — ou não tão ligeiro — vai precisar de uma forma qualquer de correção médica para uma visão clara. Felizmente a maior parte das formas de desfocagem por astigmatismo regular são fáceis de corrigir.

Como detetar o astigmatismo

Tem problemas em ver objetos ao perto e ao longe de forma clara? E dores de cabeça frequentes? Consulte o seu oftalmologista. Visão desfocada não significa automaticamente que tenha astigmatismo. Pode significar outra coisa.

Com alguns testes rápidos (e indolores), o seu optometrista consegue avaliar se você ou algum membro da sua família sofre do problema e quais os passos a dar para corrigir o problema.

Se sentir alguma desfocagem visual no seu olho, marque uma consulta e fale das suas opções.

Tratamento para o astigmatismo

Tal como dissemos a maior parte das formas de astigmatismo são fáceis de tratar. Tem várias opções de correção. Algumas destas incluem:

  • Óculos
  • Lentes de contacto
  • Cirurgia LASIK

Lembre-se de que quando se trata de correção de visão para o astigmatismo, nem todas as opções são iguais. Se tiver mais de 40 anos poderá necessitar de lentes multifocais ou bifocais.

Fale com o seu optometrista sobre qual a opção que é melhor para si e para o seu estilo de vida.

Lentes de contacto para astigmatismo

As lentes de contacto tóricas são geralmente receitadas para pacientes com astigmatismo.

Estas lentes de contacto para astigmatismo têm uma zona mais espessa na parte inferior para as impedir de rodarem quando estão postas. Isto ajuda a orientar as lentes de forma consistente e previsivelmente para uma melhor acuidade visual. Também ajuda a simplificar a adaptação e o tempo que passa no oftalmologista.

Por isso, se ouvir o seu oftalmologista referir a palavra “tórica,” já sabe o que isso quer dizer no mundo das lentes de contacto.

Corrigir o astigmatismo pode ser tão simples como marcar uma consulta com o seu oftalmologista e seguir as suas recomendações. Não se iniba em dizer o tipo de lentes de contacto que prefere (por exemplo, diárias, uso prolongado, etc.) O seu optometrista está lá para ajudar.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos