Está a pensar ir nadar com as suas lentes de contacto? Não o faça.

A American Optometric Association e a FDA dos EUA recomendam que evite entrar na água quando está a usar lentes de contacto. Isto inclui lagos, o mar, piscinas, banhos quentes e mesmo chuveiros.

Porquê? A água pode conter muitas ameaças invisíveis para os seus olhos. As suas lentes de contacto podem reter alguns desses micro-organismos, dando origem a efeitos nocivos.

Uma destas ameaças é a queratite por Acanthamoeba. As espécies Acanthamoeba são organismos microscópicos ubíquos que se encontram no solo e na água dos lagos. “Queratite” refere-se a uma inflamação da córnea.

Segundo a AOA, a Acanthamoeba raramente causa infeções. Mas quando a queratite por Acanthamoeba atinge alguém, os resultados podem ser extremamente graves e ameaçar mesmo a visão.*

Os sintomas indicados pela AOA incluem:

  • Uma infeção do olho dolorosa e com vermelhidão
  • Visão desfocada com uma sensação de corpo estranho, secreção lacrimal e sensibilidade à luz
  • Um período invulgarmente longo de olhos vermelhos e irritados — mesmo depois de retirar as lentes de contacto
  • Organismos como a Acanthamoeba normalmente saem dos olhos sem lentes de contacto. Mas potencialmente podem infetá-lo mesmo sem usar lentes de contacto.

Evite usar água da torneira para enxaguar ou guardar as lentes de contacto

Há um motivo para termos de limpar e desinfetar as lentes de contacto que retiramos e voltamos a colocar utilizando os produtos corretos recomendados pelo oftalmologista: ajuda a livrarmo-nos de organismos e a manter os olhos saudáveis.

Para obter os melhores resultados, utilize o método do regime de “esfregar e enxaguar" — mesmo que tenha uma solução “sem necessidade de esfregar”.

As lentes de contacto descartáveis diárias podem ajudar a reduzir o risco de infeções oculares. Mas saiba que usá-las não elimina completamente o risco de ocorrência de uma infeção. No entanto, usar lentes descartáveis diárias ajuda-o de outras maneiras, como evitar a necessidade de rotinas de limpeza diárias e fornecer-lhe um par novo todos os dias.

Siga sempre as recomendações do seu oftalmologista relativamente ao uso e à limpeza das lentes de contacto. Não tente poupar uns cêntimos enchendo o frasco de solução para lentes de contacto antiga com solução nova.

A AOA recomenda a substituição do estojo de conservação das lentes de contacto a intervalos de três meses, ou mesmo mais cedo. Tente mantê-lo afastado da sanita e deixe o estojo ficar aberto e seco entre limpezas.

Ter bons hábitos de higiene é importante quando se usam lentes de contacto. 

Pergunte ao seu oftalmologista sobre as recomendações para cuidar das lentes de contacto

O seu optometrista está lá para fazer mais do que simplesmente receitar-lhe novas lentes.

Não hesite em fazer perguntas sobre as recomendações para usar lentes de contacto se não perceber alguma coisa que o seu oftalmologista lhe disser. E se tiver alguma dor nos olhos, quer use lentes de contacto quer não, contacte imediatamente um profissional de saúde.

Só tem dois olhos. Cuide deles.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

* A American Optometric Association

Categories: Atividades, Saúde ocular
Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos