Quando não conseguimos ver claramente, agarramo-nos ao que podemos. Embora não possamos corrigir a visão sem a ajuda de lentes ou cirurgia, há algumas formas fundamentais de poder melhorar a sua visão e a saúde dos seus olhos por si.

Melhorar naturalmente a visão

A melhor forma de melhorar naturalmente a sua visão consiste em dar aos seus olhos aquilo de que necessitam para serem saudáveis. Um fornecimento regular de alimentos nutritivos e vitaminas mantém os seus olhos — e o seu organismo em geral — no seu máximo.

Vitaminas e antioxidantes

Duas vitaminas e antioxidantes comuns que ajudam a melhorar a visão incluem:

  • Vitamina A (as deficiências afetam o nosso fornecimento de um pigmento chamado rodopsina que é essencial para ver com pouca luz e à noite)
  • Luteína

Como é que a luteína ajuda os seus olhos

A luteína é um pigmento que se encontra em concentrações elevadas numa camada da retina em que as células repletas de pigmento ajudam a proteger do excesso de luz. A investigação científica sólida mostra que os suplementos de luteína ajudam este processo nos nossos olhos para melhorar naturalmente a visão.

Felizmente, a luteína é um antioxidante que ocorre naturalmente na fruta e nos legumes, como, por exemplo, os espinafres, as couves e as acelgas.

Alimentos para a visão

Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo:

  • Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína)
  • Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau
  • Acelgas, courgettes e couves de Bruxelas (luteína)
  • Batatas doces e manteiga (vitamina A)

Os exercícios para os olhos salvam a minha visão? (Ou fazem-me apenas revirar os olhos?)

Muitos exercícios para os olhos são publicitados como formas de melhorar naturalmente a visão e vencer a miopia. O Método Bates sugere técnicas de empalmação, movimento e visualização para dar forma ao globo ocular e melhorar a visão. Yan Bao Jian Cao sugere massagens e acupressão como formas de aliviar a fadiga e os problemas oculares.

No entanto, nenhuns destes exercícios parecem ter mais do que resultados empíricos ou de placebo. Enquanto a terapia da visão é uma área séria da optometria que trata de problemas como o alinhamento, o seguimento e a fadiga, não existem provas sólidas de que os exercícios de visão possam afetar a clareza.

Não podemos corrigir a visão sem ajuda profissional e não existe nenhum conserto rápido e fácil para os problemas de visão. Mas com ferramentas como uma boa nutrição e uma boa dieta, ainda consegue ajudar os seus olhos naturalmente e por si. Como sempre, discuta com o seu oftalmologista.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Categories: Atividades, Saúde ocular
Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos