Se vai viajar para o estrangeiro, especialmente se se tratar de uma zona remota, podem surgir dúvidas sobre como cuidar as suas lentes de contacto. Ainda que seja todo um desafio, poderá utilizar as suas lentes de contacto em qualquer lugar, independentemente do nível de desenvolvimento que tenha a zona onde se encontra, se tiver em conta uns quantos conselhos para a viagem:

Não beba a água (nem a use para as suas lentes de contacto)

Nunca exponha as lentes de contacto a nenhum tipo de água: é indiferente que seja da torneira, destilada ou engarrafada. Nela vivem micróbios e vírus, sobretudo o organismo Acanthamoeba, que podem colar-se às lentes e provocar uma infecção grave e difícil de tratar. Utilize exclusivamente uma solução estéril para lentes de contacto que não esteja fora da validade.  E lave sempre as mãos com água limpa e potável, antes de tocar as lentes de contacto.

Leve sempre consigo a sua graduação actualizada

É provável que não a necessite mas, se levar consigo a sua graduação actualizada, poupará tempo e energia em caso de que fosse necessário uma nova lente e os testes oculares não estivessem disponíveis com facilidade.

Nunca transfira a solução de limpeza para uma embalagem mais pequena

Com as restrições de líquidos nas viagens de avião, pode ser tentador transferir o líquido de limpeza e manutenção das lentes para um recipiente mais pequeno, porém este procedimento poderia afectar a sua esterilização. Compre uma embalagem mais pequena ou, melhor ainda, leve lentes descartáveis diárias como MyDay. Não requerem estojos porta lentes nem soluções, e não terá que se preocupar pela esterilização porque vai usar um novo par cada dia.

Leve o que necessita e um pouco mais

Nunca saberá o que irá encontrar —ou não— noutros países, pelo que é boa ideia levar todos os produtos para lentes de contacto que necessitar em vez de os comprar no destino. Esta é também outra boa razão para levar descartáveis diárias. Independentemente de quanto pensa utilizar as suas lentes de contacto, leve outro par para o caso de as perder.     Para evitar perde-las é preferível colocá-las na sua bagagem de mão.

Há muito para ver quando viaja ao estrangeiro. Assegure-se de que cuida das suas lentes de contacto para não perder nada à sua volta.

 

Nada do que se publica neste blog constitui por si só aconselhamento médico nem pretende substituir as recomendações de um profissional da visão. Para questões específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais publicações do blog