Por volta dos 40 anos os nossos olhos começam a perder a capacidade para focar objetos próximos sendo necessário utilizar óculos para ver ao perto. Se, ter que colocar os óculos de perto sempre que necessita de olhar para o jornal ou ementa de um restaurante lhe parece desagradável, saiba que existem lentes de contacto especificamente desenhadas para a presbiopia denominadas de “lentes de contacto multifocais”. Apresentamos em seguida alguma informação destas inovadoras lentes de contacto:

Monovisão vs Multifocais

Inicialmente, a única forma de utilizar lentes de contacto para a presbiopia era através de um método denominado de monovisão, que consiste em utilizar uma lente para visão ao perto num olho e uma lente para visão ao longe no outro. Atualmente, esta técnica apenas se utiliza em casos excecionais, pois não é a melhor forma de corrigir a visão e tem como resultado o desaparecimento da função binocular (os dois olhos a funcionarem em simultâneo). As lentes de contacto multifocais proporcionam diversos pontos de focagem permitindo alcançar nitidez em várias distâncias.

 

Diferentes desenhos multifocais

·         As lentes multifocais apresentam três desenhos base: bifocais concêntricas, imagens alternadas e de imagens simultâneas.

·         As lentes multifocais bifocais concêntricas têm a correção de perto no circulo central da lente e em redor deste circulo a correção de visão ao longe, ou vice versa.

·         Os desenhos de imagens alternantes são como bifocais em miniatura com a visão de longe na parte superior e a visão de perto na inferior, estando apenas disponíveis em lentes rígidas permeáveis aos gases.

·         Os desenhos de imagens simultâneas têm a visão de perto e de longe na zona da pupila em simultâneo.

 

Tecnologia Balanced Progressive

As lentes Biofinity multifocal da CooperVision oferecem um nível avançado de qualidade de visão graças à tecnologia Balanced Progressive, um desenho avançado que possui múltiplas zonas de correção em ambas as lentes. De acordo com um estudo realizado em parceria pela Foresight Regulatory com alguns optometristas de renome internacional, a tecnologia Balanced Progressive, quando comparada com outra multifocal de uma marca conhecida, possibilita a obtenção de uma adaptação com maior precisão bem como alcançar pequenas melhorias na visão.

As poucas alternativas que existiam no mercado de lentes multifocais moles, já não se verificam hoje, pois a CooperVision oferece uma grande variedade de lentes mutifocais, incluindo lentes de substituição diária e uma lente tórica para quem possuí astigmatismo. Ao iniciar a utilização de uma lente multifocal, existe um período de adaptação até que o sistema visual se habitue ao novo formato de visão, sendo, sem dúvida, um pequeno preço a pagar para poder esquecer o incómodo dos seus óculos de perto.

Nada do que está publicado neste blog constitui um conselho médico nem pretende substituir as recomendações de um profissional de saúde ocular. Para questões específicas, consulte o seu profissional de saúde ocular. 

Mais publicações do blog