Falemos dos efeitos adversos da contaminação sobre a saúde dos seus olhos.
A palavra «esmog», do inglês «smog», é um acrónimo de «smoke» (fumo) e «fog» (nevoeiro). Embora seja improvável que o nevoeiro o incomode demasiado, apesar de ficar com os óculos embaciados de vez em quando, o fumo é um inimigo acérrimo dos seus olhos.
Se alguma vez lhe entrou fumo nos olhos, saberá o quanto este pode irritar os seus olhos. O fumo faz com que eles se ressequem ficando mais sensíveis: algo que definitivamente há que evitar.
Os nossos olhos necessitam manter a sua hidratação para estar confortáveis. O simples acto de pestanejar, juntamente com a nutrição adequada, ajudam a que os seus olhos se mantenham saudáveis. Essa é a razão pela qual pestanejamos com tanta frequência: uma média de 12.000 vezes ao dia.
Pestanejar é algo mais do que estender água pelos olhos. As lágrimas estão formadas, na verdade, por três camadas, que incluem água, mucina (lubrificante) e lípidos (barreira protectora). Cada camada cumpre o seu objectivo.
A água propicia a humectação, enquanto que os lípidos contribuem a evitar que a água se evapore demasiado rápido e a mucina garante que tudo se estenda uniformemente. No entanto, a protecção que se obtém ao pestanejar é limitada.
Expor os olhos ao imenso mar de partículas nocivas da contaminação não é precisamente uma boa fórmula para aliviá-los; e muito menos se tivermos em conta o quão prejudicial pode ser também para o sistema respiratório. Por isso, sempre que possível, evite ambientes com elevada contaminação.