Aproxima-se o primeiro dia de escola e muitas crianças e jovens estarão a pedir aos seus pais lentes de contacto para iniciar o novo ano sem terem de utilizar sempre óculos. Mas, como podemos saber quando as crianças estão preparadas para utilizar lentes de contacto. Não existe uma idade “mágica”. Em determinadas patologias, até recém-nascidos podem utilizar lentes de contacto.

Cada criança é diferente e estará preparada para utilizar lentes de contacto num momento diferente. De seguida iremos abordar cinco sinais que poderão ajudar a determinar quando as crianças estão preparadas para utilizar lentes de contacto.

1-    O seu filho quer usar lentes de contacto

Pode parecer óbvio, mas quando uma criança demonstra vontade em utilizar lentes de contacto, estará muito mais motivada para cuidar bem das lentes. A vontade de utilizar lentes deve ser manifestada pela criança.

2-    Responsabilidade

As crianças que demonstram sinais de responsabilidade em todos, ou em alguns, dos aspectos da sua vida são bons candidatos para usar lentes de contacto. A motivação para usar lentes pode auxiliar as crianças a assumir esta responsabilidade (e inclusivamente outras), pois sabem que se não seguem as instruções do profissional de saúde ocular e dos seus pais terão de deixar de as utilizar.

3 - Bons hábitos de higiene

Se o seu filho cumpre facilmente todos os hábitos de higiene, as lentes de contacto podem ser uma boa ideia. A higiene é um dos aspectos mais importantes na utilização de lentes de contacto, já que a falta dela poderá provocar infeções oculares.

4 - Cuida bem dos óculos

Os óculos são caros e delicados e as crianças que fazem um esforço para cuidar bem deles (não os perdem no autocarro, não as deixam em qualquer lugar nem os levam soltos na mochila) também irão cuidar bem das suas lentes de contacto.

5 – A prática de algum desporto

As lentes de contacto são perfeitas para as crianças que gostam de praticar desportos, inclusivamente para crianças que não os praticam por usarem óculos, as lentes de contacto possibilitam a escolha de um desporto sem limitações. Podem usufruir de uma visão otimizada e têm um campo visual mais alargado. Com lentes de contacto, não têm de se preocupar em que os óculos deslizem ou de partir as lentes e provocar alguma lesão.

Outro aspecto a ter em consideração é o facto de agora termos disponíveis lentes de contacto descartáveis diárias que são mais fáceis de cuidar e com lentes como a MyDay, MyVision ou clariti 1 day, que permitem às crianças colocar uma nova lentes todos os dias sem necessidade de líquidos de limpeza ou manutenção.

Nada do que está publicado neste blog constitui um conselho médico nem poderá substituir as recomendações de um profissional de saúde ocular. Para questões específicas, consulte o seu profissional de saúde ocular

Mais publicações do blog

Pesquise sobre os nossos produtos