As lentes de contacto para monovisão são uma forma de corrigirmos os problemas de focagem associados à presbiopia. Mas o que são e como funcionam? Vamos apresentá-lo às lentes de contacto para monovisão e explicar-lhe como aliviam certos problemas de visão.

O que é a presbiopia?

A presbiopia, uma palavra que significava “o olho do idoso” em grego, é um sintoma de envelhecimento dos olhos. À medida que envelhecemos, a lente do olho torna-se cada vez mais rígida e inflexível: deixa de conseguir ajustar facilmente a sua forma para nos permitir focar objetos ao perto e ao longe.

Muitas pessoas notam os efeitos da presbiopia entre os 40 e os 45 anos, quando dão por si a segurar em materiais de leitura com o braço esticado para poderem focar claramente.

O que são lentes de contacto para monovisão?

As lentes de contacto para monovisão são uma de várias formas comuns de as pessoas corrigirem a presbiopia à medida que envelhecem. A fim de resolver a dificuldade de mudar a focagem entre perto e longe, uma lente de contacto é graduada para a visão ao perto e a outra lente de contacto para longe.

Outras opções para a presbiopia

Além das lentes de contacto para monovisão, os profissionais de saúde ocular resolvem a presbiopia com

  • Óculos bifocais: São a solução mais comum, em que um segmento de leitura é incorporado na lente primária dos óculos.
  • Óculos com lentes progressivas: Alguns óculos usam lentes corretivas (chamadas lentes adicionais progressivas, lentes de potência progressiva ou lentes multifocais) com um gradiente de potência crescente.
  • Lentes de contacto multifocais: São lentes de contacto que, tal como os óculos bifocais ou progressivos, têm múltiplos pontos focais. Algumas são concebidas como lentes de contacto bifocais, em que o olho se desloca para ver através de uma potência de leitura; outras são concebidas para permitir ao olho olhar constantemente através do centro da lente.
  • Uma receita de óculos de leitura para serem usados sobre lentes de contacto graduadas normais para visualização (à distância) normal.

Escolher lentes de contacto para monovisão

As lentes de contacto para monovisão envolvem um período de ajustamento, o que é uma consideração importante se vai começar a usar ou está a mudar de lentes de contacto. O seu cérebro aprende naturalmente a adaptar-se a esta configuração, em que cada olho é dedicado a uma certa tarefa. (Normalmente, o seu olho dominante será designado para a visão regular ou à distância.)

Outra consideração é a forma como o sistema de monovisão afeta a sua visão binocular natural (os seus olhos funcionam em tandem para resolver diversas tarefas visuais). Estudos demonstraram que muitos pacientes que usam lentes de contacto para monovisão continuam a manter as características de visão binocular e têm um desempenho visual comparável.

Tal como sucede com todas as lentes de contacto, fale com o seu profissional de saúde ocular sobre a melhor forma de resolver os seus problemas visuais particulares. Se você e o seu profissional de saúde ocular escolherem lentes de contacto para monovisão, ele pode ajudá-lo a ter a certeza de que as lentes de contacto são adequadas para os seus olhos, a sua visão e o seu contexto individuais.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos

Pesquise sobre os nossos produtos