Eis algumas das últimas tendências em óculos e lentes e algumas considerações sobre como cuidar dos seus olhos e ao mesmo tempo ter bom aspeto.

Óculos de sol

Os óculos de sol são um importante acessório de moda e também uma excelente forma de proteger os seus olhos.

Infelizmente, mesmo óculos de sol de estilistas caros não garantem a proteção correta.

Quer queira novos óculos de sol de aviador quer precise de óculos de sol graduados, eis algumas recomendações sobre óculos de sol que são bons para os seus olhos e para o seu aspeto.

Proteção dos olhos

O sol: Partimos do princípio de que os óculos de sol protegem os nossos olhos dos danos causados pelo sol, mas isso nem sempre é verdade. O tom escuro ou a cor de uma lente não indica até que ponto as tonalidades bloqueiam os raios UV e a luz azul: as lentes têm de ser testadas contra padrões de proteção contra os raios UV. Nos EUA, as lentes devem bloquear 99% dos raios UV-B e deixar passar raios UV-A a 30% da taxa de luz visível.

Nós próprios: Os óculos de sol bloqueiam a luz visível, pelo que podem afetar de forma crítica a nossa condução. Nunca se devem usar óculos de sol ao conduzir à noite, devendo ser aprovados para a condução de dia.

Outros riscos: Nem os óculos de sol normais nem os graduados servem para proteger de fontes de luz artificial (como as lâmpadas solares) ou para segurança industrial.

Qualidade ótica

Quer ter bom aspeto, mas também quer ver claramente? O teste da linha ondulada ajuda a despistar problemas com as lentes.

O teste da linha ondulada: Olhe para um bordo ou linha vertical. Mexa a cabeça para trás e para a frente, deixando o seu olho varrer a lente enquanto olha para a linha. Se a linha ondular, a lente poderá ter um defeito e deve procurar outro par.

Armações de estilistas

Quando usamos óculos todos os dias, queremos que eles se adaptem ao nosso estilo pessoal. Felizmente, há muitas armações de estilistas tanto para homens como para mulheres, em todos os tipos de estilos modernos e retro. Antes de optar por uma das últimas tendências em óculos ou lentes, consulte o seu oftalmologista a fim de garantir que os seus óculos graduados são certos para si.

Lentes de contacto da moda

As lentes de contacto decorativas ou cosméticas para pessoas são uma novidade crescente. Algumas tendências atuais incluem:

Lentes de contacto coloridas

As lentes de contacto normais têm muitas vezes uma ligeira coloração para facilitar o manuseamento, mas são invisíveis depois de colocadas. As lentes de contacto coloridas mudam ou intensificam a cor natural dos seus olhos cobrindo uma parte maior do olho. Pode ter lentes de contacto azuis ou qualquer gama de cores.

Lentes de contacto de fantasia

Muitos cineastas e artistas de maquilhagem usam lentes de contacto de fantasia para obterem efeitos especiais nos filmes e nos anúncios. Trata-se, tipicamente, de lentes de contacto esclerais, que se estendem para cobrir a parte branca dos olhos. Embora criem aspetos impressionantes no estúdio, muitas vezes também obscurecem a visão dos atores.

Lentes de contacto circulares

As lentes de contacto circulares, por vezes chamadas informalmente “lentes de contacto dos olhos grandes”, fazem os olhos parecer maiores. Isto consegue-se cobrindo parte da zona branca dos olhos com cor. As lentes de contacto circulares tiveram origem na Ásia, onde os olhos de corça dos personagens dos desenhos animados são populares.

As lentes de contacto decorativas, como todas as lentes de contacto, apresentam riscos importantes quando usadas sem orientação profissional. Devido aos problemas crescentes com utilizadores que compram lentes de contacto da moda sem consultar um médico, não pode e não deve comprar lentes de contacto decorativas ou corretivas sem uma receita médica.

Há muitas maneiras de fazer com que os seus olhos fiquem bonitos mantendo-os ao mesmo tempo saudáveis. Fale com o seu oftalmologista sobre o que é certo para si.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Mais artigos